alckmin_e_beraldo.png

24/01/18 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Beraldo, e o Governador Geraldo Alckmin assinam na segunda-feira (29/1), na capital, uma série de convênios e termos de cooperação para o compartilhamento de dados.

As parcerias permitirão o aprimoramento das auditorias feitas pela Corte e darão mais agilidade ao processo de fiscalização. “Os órgãos públicos dispõem de um volume gigantesco de informações. Se nos articularmos, a prestação de contas à sociedade será mais efetiva e ainda mais transparente”, afirmou o Presidente do TCESP.

Os acordos serão firmados com Secretaria da Fazenda, o Arquivo Público, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), a Ouvidoria Geral do Estado e o Ministério Público estadual. Alguns convênios preveem também ações de treinamento e capacitação de servidores.

Além do acesso a dados sobre frotas oficiais dos municípios e lista de valores de mercadorias comercializadas no Estado, os convênios garantem ainda o desenvolvimento de ações para a preservação de documentos e incentivo à implantação de ouvidorias em todas as 644 cidades auditadas pelo TCESP.  “Com isso, vamos estimular a participação popular e o controle social, o que só fortalece a democracia”, completou Beraldo.

O evento acontecerá às 10h00, no Salão de Despachos do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo estadual.