web_dimas_0.png

02/03/2018 - SÃO PAULO - O Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, ao encerrar o terceiro dia de atividades da 22ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS), apresentou um balanço da evolução do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) ao longo dos últimos 5 (cinco) anos e um diagnóstico do que ainda tem de ser enfrentado pela instituição.

Para situar o papel do Tribunal de Contas no contexto social, o Conselheiro traçou uma retrospectiva dos principais fatos políticos, econômicos e tecnológicos que impactaram a realidade do controle externo da administração pública desde 2013.

Entre as mudanças já consolidadas dentro da própria instituição, foram citadas a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a regulamentação do teletrabalho, as transmissões ao vivo das sessões na internet, sustentação oral por meio de teleconferência, entre outras.

Já o principal desafio para o salto qualitativo no trabalho de fiscalização, para o Conselheiro, depende do uso mais eficiente do acervo de informações coletadas pelo Tribunal em seu trabalho rotineiro.

“Só vamos alcançar isso com inteligência artificial. Ainda precisamos evoluir nesse sentido, para poder facilitar o trabalho do agente que chega para fiscalizar in loco. Ele tem de estar municiado de informações, saber qual deve ser sua prioridade, para então ser mais objetivo e preciso no relatório”, afirmou o Conselheiro.

Ao concluir a palestra, ele deixou uma mensagem de estímulo aos servidores para que tenham iniciativa e coragem ao se deparar com as adaptações que o trabalho e a vida exigem.

“Às vezes, quem está indo na direção contrária, não está fugindo. Está indo direto ao ponto e percebendo algo que os demais não veem”, afirmou, parafraseando o poeta americano Thomas Stearns Eliot.

Clique para acessar a galeria de fotos