ciclao_0.png

20/04/2018 – SÃO PAULO – Com o objetivo de orientar os gestores públicos sobre boas práticas administrativas que aprimoram as gestões municipais, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, ontem (19/4), o terceiro encontro da 22ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

O evento, realizado no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, das 14h00 às 17h00, reuniu 1.050 participantes – dentre eles, gestores públicos e lideranças políticas de 56 (cinquenta e seis) municípios jurisdicionados do TCE nas regiões de Ribeirão Preto e Ituverava. Compareceram ao encontro 36 (trinta e seisPrefeitos, 3 (três) Vice-Prefeitos e 15 (quinze) Presidentes de Câmaras.

Representaram as lideranças regionais na mesa de abertura o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Igor Oliveira; o Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara; e a Presidente do Theatro Pedro II, Mariana Audi Jábali, que disponibilizou o espaço para a realização do evento. 

Em nome das autoridades locais, o Prefeito de Ribeirão Preto falou sobre a importância das administrações estarem próximas ao Tribunal de Contas para aperfeiçoar a gestão e trabalhar em prol da sociedade. “Além de fazer melhor, precisamos fazer mais com menos. A troca de informações, os novos projetos, as adaptações e as inovações são importantíssimas para melhorar a gestão e a aplicação do dinheiro público. Se não fizermos a lição de casa, nada vai resolver os problemas dos municípios”, afirmou Duarte Nogueira.

A abertura do encontro contou com a presença do Presidente do TCE, Renato Martins Costa; do Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho; do Auditor-Substituto de Conselheiro, Josué Romero; do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa; do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; do Diretor Geral de Administração, Carlos Eduardo Malek.

Ainda compuseram a comitiva o Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola; o Diretor-Substituto do Departamento de Supervisão da Fiscalização I, Abílio Licínio dos Santos; o Diretor da Unidade Regional de Ribeirão Preto (UR-06), Flávio Henrique Pastre e o Diretor da Unidade Regional de Ituverava (UR-17), João Gilberto Rey.

. Orientação

O Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho cumprimentou os gestores que compareceram ao terceiro encontro do Ciclo de Debates e que, segundo ele, não estão medindo esforços para fazerem uma boa administração. “Vale a pena estar aqui, participando das capacitações do Tribunal de Contas. Isso demonstra a boa vontade dos gestores em querer acertar e do TCE em querer orientar para as boas práticas”, disse Dimas Ramalho.

Em sua exposição, o Presidente Renato Martins Costa falou sobre os avanços nas ações de fiscalização, o caráter pedagógico do Tribunal e a abertura de canais para diálogo direto com a sociedade. “Estamos nos modernizando e acompanhando os novos tempos. Isso é uma ação que envolve sucessivas administrações no Tribunal”, falou o Presidente do TCE ao destacar a continuidade dos projetos nas gestões da Corte de Contas paulista.

A mesa técnica de trabalhos, coordenada pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, tirou as principais dúvidas dos jurisdicionados sobre temas relativos ao Controle Interno, Terceiro Setor, Transparência, Aplicação no Ensino, Precatórios Judiciais e elaboração de editais. Os debates foram conduzidos pela Diretora da 1ª Diretoria de Fiscalização, Sônia Rocco; pelo Diretor-Técnico da Secretaria-Diretoria Geral, Paulo Massaru Sugiura, e pelo Ouvidor do TCE, Zilter Bonates da Cunha.

. Araraquara

Hoje (20/4), a partir das 10h00, na Universidade Paulista (UNIP), em Araraquara, acontece o quarto encontro do 22º Ciclo de Debates. Representantes de 63 (sessenta e três) municípios jurisdicionados das regiões de Araras (UR-10) e Araraquara (UR-13) foram convidados a participar do evento.

A galeria de fotos, calendário com as datas dos encontros, relatório com dados regionalizados, apresentações e textos de interesse geral e da imprensa podem ser acessados no Infosite do Ciclo de Debates por meio do link www.tce.sp.gov.br/ciclo.

Clique para acessar a galeria de imagens