webdoordefensor.png

18/06/2018 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) prestigiou na quinta-feira (14/6), às 18h00, no plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a solenidade de posse do Defensor Público-Geral do Estado de São Paulo, Davi Eduardo Depiné Filho, reconduzido para comandar as atividades do órgão ao longo do período 2018 e 2020.

Na oportunidade representaram o Colegiado da Corte de Contas o Presidente do TCE, Renato Martins Costa; os Conselheiros Edgard Camargo Rodrigues e Dimas Eduardo Ramalho; e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa. Na ocasião, os integrantes do TCE também acompanharam a posse dos novos membros eleitos do Conselho Superior da instituição.

Atual Defensor Público-Geral de São Paulo, Davi Eduardo Depiné Filho, foi reconduzido ao cargo pelo Governador Márcio França (PSB) e teve sua nomeação publicada no Diário Oficial em 5 de maio passado. Mestre em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo (USP), foi o mais votado para ocupar o cargo, obtendo 451 votos na lista tríplice encaminhada ao Governador.

Em seu discurso de posse, Davi Depiné falou sobre o crescimento da Defensoria desde sua criação, em 2006, ressaltando os ‘gigantescos desafios e imensa expectativa’ em torno desse trabalho. “Em nosso vocabulário particular, criamos um verbo: Defensorar – é não se acomodar diante do sofrimento; é defender o direito alheio, por mais alheio que seja o detentor do direito; é acreditar na capacidade humana de transformação, de transcendência”, disse.

. Currículo

Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, Davi Eduardo Depiné Filho é Mestre em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Entre os anos de 1998 e 2006, foi Procurador do Estado, sempre atuando pela Procuradoria de Assistência Judiciária, até optar pela Defensoria Pública onde atua na Unidade de Júri da Capital.

Depiné Filho, que foi reconduzido ao cargo após mandato de 2 anos, é um dos fundadores da Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP) e seu primeiro Presidente (2006-2008). Atuou também como 2º Subdefensor Público-Geral do Estado em 2 (duas) oportunidades, de 2008 a 2010, na gestão de Cristina Guelfi, e de 2013 a 2014, na gestão de Daniela Sollberger. Foi 1º Subdefensor Público-Geral do Estado entre 2010 e 2013.