web_ciclo_4.png

25/07/2018 – SÃO PAULO – O Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), já reuniu este ano mais de 5 mil pessoas, entre lideranças políticas, gestores e servidores públicos.

Desde março, quando as atividades da 22ª edição do evento foram iniciadas, o Ciclo passou por oito cidades do interior e do litoral do Estado de São Paulo: Presidente Prudente, Bauru, Ribeirão Preto, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Santos e São José dos Campos.

O recorde de público foi registrado no dia 19 de abril, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, onde 1.052 participantes de 56 municípios jurisdicionados ao TCE estiveram presentes. Na oportunidade, compareceram ao encontro 36 Prefeitos e 15 Presidentes de Câmaras.

São José dos Campos foi o segundo município com mais participações - 713. Realizado em 25 de maio, o evento sediado em São José do Rio Preto ficou em terceiro lugar, com 658 pessoas.

. Objetivo

Os Ciclos de Debates fazem parte da estratégia pedagógica que o Tribunal vem adotando nos últimos anos e tem como objetivo orientar os gestores públicos, as lideranças regionais – Prefeitos, Vereadores, Secretários – e demais interessados sobre boas práticas administrativas.

Durante a programação, comandada pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Renato Martins Costa, são apresentados os avanços na fiscalização do Tribunal de Contas, a exemplo do acompanhamento quadrimestral das contas anuais e das fiscalizações ordenadas para verificar setores ligados à saúde, educação, entre outros.

As atividades da 22ª edição do Ciclo de Debates contam, ainda, com uma mesa técnica, no formato ‘perguntas e respostas’, coordenada pelo Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi, que tem como intuito prestar esclarecimentos referentes a temas que são constantemente alvos de dúvidas dos órgãos jurisdicionados à Corte de Contas paulista.

. Próximas edições

Com 8 (oito) reuniões realizadas este ano, as atividades do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais de 2018 voltarão a ser realizadas no mês de agosto. As próximas edições ocorrerão em Campinas (10/8), em Sorocaba (13/8) e na Capital (23/8), sempre a partir das 10 horas.

Os encontros são realizados ao longo de 22 anos ininterruptos pelo Tribunal de Contas por meio da Secretaria-Diretoria Geral (SDG) e dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSFs), com apoio logístico das 20 Unidades Regionais (URs) do TCE.

A galeria de fotos, calendário com as datas dos encontros, relatórios com dados regionalizados, apresentações e textos de interesse geral e da imprensa podem ser acessados no Infosite do Ciclo de Debates por meio do link www.tce.sp.gov.br/ciclo.