web_ciclao_0.png

17/10/17 – SÃO PAULO – Organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais deste ano atraiu 551 Prefeitos e Presidentes de Câmaras. Ao todo, 5.059 servidores e gestores estiveram nos encontros - uma média de oito funcionários públicos e técnicos por cidade.

Durante os eventos, foram debatidas questões ligadas ao Planejamento, Controle Interno, Terceiro Setor e Transparência. “Foi um sucesso. E a presença de tantas pessoas demonstra o interesse dos administradores em aprender a gerir os recursos públicos de maneira efetiva. Afinal, todos temos o mesmo objetivo: fazer mais com menos para atender às necessidades da população”, afirmou o presidente do TCESP, Sidney Beraldo.

O Ciclo, criado há 21 anos, foi implementado como uma ferramenta para orientar gestores sobre assuntos de interesse das administrações. A iniciativa faz parte da estratégia pedagógica do Tribunal. “Nossa ideia é agir preventivamente, orientando Prefeitos e responsáveis por despesas para que eles não errem. Tudo isso para evitar que eventuais equívocos inviabilizem políticas de interesse público e prejudiquemos os cidadãos”, explicou Beraldo.

Também participaram das reuniões - que ocorreram em onze municípios da Região Metropolitana, Interior e Litoral -  Vereadores, Secretários, ordenadores de despesas, lideranças políticas e da sociedade. Várias autoridades presentes aos encontros elogiaram a postura do TCESP e ressaltaram o papel “imprescindível” da Corte para o aperfeiçoamento das administrações paulistas.

Nos encontros, o presidente do Tribunal ainda divulgou dados regionais inéditos sobre as fiscalizações-surpresa realizadas nas cidades de cada uma das áreas visitadas. As informações podem ser encontradas no Infosite do Ciclo de Debates (www.tce.sp.gov.br/ciclo).