webdoor_mocambique_0.png

21/03/2018 – SÃO PAULO – Uma delegação do Tribunal Administrativo de Moçambique, órgão de controle externo do país africano, visitou na segunda-feira (19/3) o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para conhecer boas práticas implantadas pela Corte paulista. Formado por 4 (quatro) integrantes, o grupo também participou de reunião com o Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, o Conselheiro Sidney Beraldo e o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi.

”Acho muito importante essa proatividade do Tribunal de São Paulo. Depois de vermos um órgão tão dinâmico quanto o TCESP, sairemos daqui novas pessoas”, afirmou o Juiz-Conselheiro Amilcar Ubisse, líder da comitiva.

A declaração foi feita logo após palestra sobre o Observatório do Futuro, núcleo criado pela Corte paulista para monitorar o avanço no processo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado.  Elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), os ODS são metas estipuladas para a busca do desenvolvimento sustentável baseado em crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Ainda integraram a delegação o Contador-Geral Adjunto Ivan Estajo e a Chefe do Cartório da Secção de Contas Públicas, Sandra Mabota. O grupo visitou o Tribunal acompanhado do Conselheiro-Substituto licenciado do TCE de Pernambuco Carlos Maurício Figueiredo, coordenador da parceria entre Moçambique e Brasil na área de controle externo. “O TCESP é o primeiro Tribunal a criar uma unidade específica para monitorar o avanço dos ODS. Está de parabéns”, declarou Figueiredo.

. Comitiva

Recepcionados pela Coordenadora pela Coordenadora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Helena Camargo, a delegação tomou conhecimento – por meio de vídeos institucionais e palestras – da estrutura, competências e atribuições da Corte paulista – desde as ações de fiscalização até as atividades de cunho pedagógico e de capacitação.

A Coordenadora do Observatório do Futuro, Manuela Prado Leitão, apresentou o trabalho do Observatório do Futuro, que desenvolverá estudos, atividades de capacitação e mecanismos de sistematização e divulgação de dados e boas práticas sobre o assunto. “Nossa proposta é sensibilizar os gestores públicos e nossos agentes para a relevância dessa nova agenda global”, disse.

Ontem (20/3) a delegação de Moçambique também acompanhou os trabalhos do TCESP no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, às 14h30, durante a realização de sessão ordinária da Primeira Câmara.