web_prudente_0.png

23/03/2018 – SÃO PAULO – Com o objetivo de orientar os gestores públicos sobre boas práticas administrativas que aprimoram as gestões municipais, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, ontem (22/3), o primeiro encontro da 22ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

O evento, realizado no Teatro ‘Paulo Roberto Lisboa’ do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, das 10h00 às 13h00, reuniu cerca de 500 participantes – dentre eles, gestores públicos e lideranças políticas de 59 (cinquenta e nove) municípios jurisdicionados do TCE nas regiões de Presidente Prudente e Adamantina.

Representaram as lideranças regionais na mesa de abertura o Prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho, e os Promotores de Justiça da Comarca de Pirapozinho, Fabíola Castilho Soffner e Marcelo da Silva Martins Pinto Gonçalves, representando o Ministério Público do Estado de São Paulo. Compareceram ao encontro 22 (vinte e dois) Prefeitos e 12 (doze) Presidentes de Câmaras.

A abertura do encontro contou com a presença do Presidente do TCE, Renato Martins Costa; do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; do Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola; do Diretor-Substituto do Departamento de Supervisão da Fiscalização I, Abílio Licínio dos Santos; do Diretor da Unidade Regional de Presidente Prudente (UR-05), Maurides Tedeschi; e do Diretor da Unidade Regional de Adamantina (UR-18), Edson Hideo dos Santos.

Integraram a comitiva a Diretora da 1ª Diretoria de Fiscalização, Sônia Rocco; o Diretor-Técnico da Secretaria-Diretoria Geral, Paulo Massaru Sugiura, e o Ouvidor do TCE, Zilter Bonates da Cunha, que participaram da mesa técnica de trabalhos que debateu os temas afetos ao  Controle Interno, Terceiro Setor, Transparência, Aplicação no Ensino, Precatórios Judiciais e elaboração de editais.

. Orientação

Em nome das autoridades locais, o Prefeito de Presidente Prudente falou sobre a importância dos debates promovidos e da postura pedagógica que o Tribunal de Contas vem adotando nos últimos anos.

“Sabemos que temos que fazer mais com menos recursos públicos. Por isso a importância de encontros como este, que são sempre muito produtivos no sentido de nos orientar”, afirmou Nelson Roberto Bugalho.

Durante a sua apresentação, o Presidente Renato Martins Costa falou sobre os avanços na Fiscalização do TCE e ressaltou a importância da atuação do órgão ‘cada vez mais próxima dos gestores públicos’.

“O Tribunal desempenha um trabalho de aspecto preventivo e pedagógico. Queremos ser parceiros das prefeituras para ajudar na gestão, orientando no presente e fazendo as correções de rumos de eventuais erros que estejam sendo cometidos”, declarou o Presidente do TCE.

. Bauru

Hoje (23/3), a partir das 10h00, no Auditório Espaço Vida, em Bauru, acontece o segundo encontro do 22º Ciclo de Debates. Representantes de 83 (oitenta e três) municípios jurisdicionados das regiões de Bauru (UR-02) e Marília (UR-04) foram convidados a participar do evento.

As atividades são organizadas pela Secretaria-Diretoria Geral (SDG) e Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSFs), com apoio logístico das Unidades Regionais (URs).

A galeria de fotos, calendário com as datas dos encontros, relatório com dados regionalizados, apresentações e textos de interesse geral e da imprensa podem ser acessados no Infosite do Ciclo de Debates por meio do link www.tce.sp.gov.br/ciclo.

Clique para acessar a galeria de fotos