Ciclo Campinas

03/08/2018 – SÃO PAULO – Lideranças políticas e gestores de 57 municípios jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) nas regiões de Campinas (UR-03) e Mogi Guaçu (UR-19) se reúnem, na sexta-feira (10/8), para participarem do nono encontro do 22º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais do TCE.

Com 22 anos ininterruptos de realização e 11 encontros programados para o exercício de 2018, o evento tem como objetivo aprimorar as gestões municipais e difundir as boas práticas administrativas. Composto por palestras temáticas, o Ciclo de Debates acontecerá a partir das 10h00, na Câmara Municipal de Campinas, que fica localizada na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66.

Durante o encontro, comandado pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Renato Martins Costa, serão apresentadas informações regionais inéditas sobre fiscalizações ordenadas realizadas em 2017, que checaram as condições da merenda, do transporte escolar, das frotas e dos almoxarifados; a gestão de resíduos sólidos; o andamento de obras públicas; e o atendimento em hospitais municipais e no Programa Saúde na Família (PSF).

. Dados regionais

Um comparativo sobre a situação das contas das Prefeituras das regiões, com as principais causas de reprovação, também será apresentado. O Conselheiro-Presidente Renato Martins Costa ainda falará sobre o Sistema de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos do Estado de São Paulo (Audesp) e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), mostrando como foi o desempenho das cidades nos últimos três anos.

A reunião contará ainda com uma dinâmica no formato ‘perguntas e respostas’, coordenada pelo Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi, na qual serão esclarecidas as principais dúvidas dos jurisdicionado sobre temas relativos ao Controle Interno, Terceiro Setor, Transparência, Aplicação no Ensino, Precatórios Judiciais e elaboração de editais.

. Próximas edições

Mais dois encontros do Ciclo de Debates estão programados para o mês de agosto. Após Campinas, a reunião acontecerá em Sorocaba, na segunda-feira (13/8), às 10h00, no Teatro Municipal ‘Teotônio Viela’. As atividades reunirão lideranças de 70 municípios fiscalizados pelas Unidades Regionais de Sorocaba (UR-09) e Itapeva (UR-16).

O calendário do Ciclo de Debates de 2018 encerra-se com o 11º encontro, na Sede do TCESP, na Capital. Marcada para quinta-feira (23/8), às 10h00, a reunião contará com a presença de representantes de 31 municípios da região metropolitana, fiscalizados pelos Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSF) do Tribunal, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’.

Mais informações, galeria de fotos, calendário dos eventos e relatórios com dados regionalizados de interesse geral podem ser acessados no infosite do Ciclo de Debates por meio do link www.tce.sp.gov.br/ciclo.