web_ouvidoria_0.png

24/07/2017 - SÃO PAULO - A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou um total de 3.032 atendimentos no primeiro semestre deste ano. No primeiro trimestre – período compreendido entre 1º de janeiro e 31 de março – foram recebidas 1.604 solicitações, enquanto que no segundo trimestre (de 1º de abril a 30 de junho) foram registrados 1.428 pedidos de informações. De acordo com levantamento realizado pelo órgão, janeiro foi o mês com maior número de consultas, totalizando 575 solicitações.

Relatório elaborado pela Ouvidoria revelou ainda que, dos seis canais de relacionamento disponibilizados pelo Tribunal, o Portal foi o que mais recebeu demandas – 1.275. O atendimento via aplicativo WhatsApp aparece em segundo lugar, com 699 mensagens instantâneas. Em seguida, com 480 questionamentos, aparece o telefone 0800. O e-mail, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e os atendimentos presenciais somaram 578 pedidos de informações.

“As pessoas vão tomando conhecimento do serviço, e isso é ótimo. Afinal, a Ouvidoria é o elo entre o cidadão e a instituição”, diz Zilter Bonates da Cunha, Ouvidor do Tribunal.

Solicitações de esclarecimentos a respeito do Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (AUDESP), concursos públicos e Certidões Negativas foram as mais recorrentes. Acompanhamento processual, Processo Eletrônico (e-TCESP) e dúvidas relacionadas à Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luiz’ (EPCP) também aparecem entre as questões encaminhadas.

. Função

Implantada em abril de 2015, a Ouvidoria do TCESP surgiu como um novo instrumento de comunicação entre a sociedade e a Corte de Contas paulista. O órgão tem como missão assegurar, a todos os interessados, o direito a informações, reclamações, sugestões e críticas relacionadas ao Tribunal de Contas.

Para entrar em contato com a Ouvidoria, basta abrir um protocolo por meio do site www.tce.sp.gov.br/ouvidoria, ligar para o número 0800.8007575 ou encaminhar mensagem por meio do aplicativo WhatsApp para o (11) 99508.7638.