sinaop-2016_0_0.jpg

13/09/16 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), representado pelo seu Presidente Dimas Eduardo Ramalho, participou, na segunda-feira (12/9), às 18h00, no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove), da abertura do XVII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (SINAOP).

O evento, que tem como propósito abordar o planejamento de obras e a sustentabilidade no setor público, reuniu Conselheiros, técnicos, agentes de fiscalização e servidores das Cortes de Contas de todo o país e membros de órgãos envolvidos com obras públicas dos governos federais, estaduais e municipais.

Dentre as autoridades, estiveram presentes na solenidade de abertura o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, representando o Governador Geraldo Alckmin; o Secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; o Secretário Chefe da Casa Militar; PM José Roberto Rodrigues de Oliveira; a Corregedora da Corregedoria-Geral da Administração, Alexandra Comar de Agostini; a Presidente do Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop), Narda Consuelo Vitório Neiva Silva e o Reitor da Universidade Nove de Julho (Uninove), Dr. Eduardo Storópoli.

Em sua fala de abertura, o Presidente do TCESP afirmou que as mudanças profundas que ocorrem no país atualmente também refletem na estrutura de fiscalização.

“Quando se fala em obra pública, é preciso que o agente de fiscalização enxergue além do que está no papel. Só uma pessoa formada e capacitada conseguirá fazer o controle adequado”, disse.

Segundo Dimas Ramalho, ‘mesmo hoje há quem ouse andar pelo caminho errado na gestão pública e tripudiar dos órgãos de controle’. “Como podemos usar a tecnologia e nossa expertise a bem do interesse público? Responder a essa pergunta é a missão deste evento”, afirmou.

Em sua fala, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, afirmou que a tendência histórica indica que o Estado provedor está abrindo espaço para os outros setores e se transforma cada vez mais em um Estado fiscalizador.

“Dentro dessa estrutura de fiscalização estão os Tribunais de Contas e demais órgãos de controle, que se aperfeiçoam dia a dia. Por isso, é simbólico que um evento como esse seja realizado em uma instituição de ensino”, afirmou o Secretário.

No mesmo sentido, o Reitor da Uninove e anfitrião do evento, Eduardo Storópoli, considerou que o Estado precisa rever seu organograma para buscar mais eficiência. Ele também destacou o papel dos órgãos de controle na condução desse aprimoramento da administração pública.

Promovido em parceria com o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), o seminário traz em sua programação palestrantes de renome para abordar o tema ‘Obras Públicas: Planejamento e Fiscalização no Combate à Corrupção’.

O evento, que vai até o dia 16 de setembro, terá parte de suas atividades desenvolvidas na Corte de Contas paulista. As atividades no TCESP ocorrerão nos dias 15 e 16 de setembro, quinta e sexta-feira, no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.

Clique para acessar a galeria de fotos