web_libras.png

06/07/2018 - SÃO PAULO - Com o intuito de ampliar o acesso à comunicação e promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva aos conteúdos digitais, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) disponibiliza em seu portal institucional (www.tce.sp.gov.br) o sistema VLIBRAS para tradução dos textos para a Língua Brasileira de Sinais.

O software público está disponível para download gratuito no cabeçalho do portal do TCESP e consiste em um conjunto de ferramentas que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para LIBRAS. O aplicativo pode ser utilizado nas versões para computadores, dispositivos móveis (smartphones e tablets, tanto no sistema Android quanto no iOS) e navegadores Chrome, Firefox e Safari.

“Além de atender à uma exigência legal de acessibilidade digital, a ferramenta permite que o site do Tribunal possa alcançar um segmento grande e importante da sociedade, minimizando dificuldades e tornando-o mais democrático”, afirmou o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fabio Correa Xavier

De acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem no Brasil cerca de 9,5 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva, o que representa aproximadamente 5% da população.

.VLIBRAS

A Língua Brasileira de Sinais, que conta com mais de 11 mil símbolos, é um conjunto de formas gestuais utilizadas para a comunicação e uma importante ferramenta de acessibilidade que ajuda a tornar conteúdos digitais compreensíveis a deficientes auditivos sem capacidade de leitura.

O VLIBRAS foi desenvolvido em parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).