webdoor-semear.png

27/06/2017 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo promove nesta quinta-feira (29/6) o seminário “Semear Educação”, criado para debater experiências transformadoras que ajudaram a melhorar o ensino em várias cidades do país. Prefeitos e secretários dos 644 municípios paulistas foram convidados para participar do encontro, que acontece no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

Com a iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Lemann, Fundação Brava, Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo) e o Governo do Estado, o TCESP pretende estimular o intercâmbio de projetos inovadores entre as administrações.

O professor e pesquisador da Escola de Educação de Stanford David Plank, um dos maiores especialistas do mundo na área, será um dos palestrantes. Diretor-executivo do centro de estudos Policy Analisis for Califórnia Education (Análise de Políticas para a Educação da Califórnia), Plank já trabalhou como consultor em organizações internacionais como o Banco Mundial, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a Fundação Ford e governos da África e América Latina.

Em sua apresentação, o professor discutirá a implementação da base curricular nacional nos Estados Unidos, processo semelhante ao que atualmente acontece no Brasil.

“Vamos falar sobre cidades que conseguiram superar todas as adversidades e se tornaram referência em Educação. É uma oportunidade para que prefeitos e secretários vejam que é possível fazer mais e melhor, mesmo sem muitos recursos”, explicou o presidente do TCESP, Sidney Beraldo.

Durante o seminário, Gustavo Fernandes, professor da Fundação Getúlio Vargas e assessor especial da presidência da Corte, apresentará dados sobre as fragilidades e os pontos altos detectados pelo tribunal no ensino. As informações foram coletadas pelo IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal).  Criado pelo TCESP em 2014, o indicador mede a eficiência das gestões públicas a partir de sete áreas da administração _ entre elas, a educação. O índice agora faz parte das ferramentas usadas pela ONU para avaliar o avanço do Estado na implantação de políticas consideradas essenciais pelas Nações Unidas.

 

. Debates 

Além das palestras, o encontro terá mesas temáticas para discussões sobre gestão, Base Nacional Comum Curricular, aprendizado e ainda formas de avaliação. A programação completa pode ser acessada pelo link https://goo.gl/tn2QUj.

Também participam do encontro o governador Geraldo Alckmin, o secretário da Educação no Estado, José Renato Nalini, e Alexandre Schneider, secretário da capital paulista.

Mais de 600 pessoas já estão inscritas. O cadastro é gratuito e deve ser feito no site do tribunal: www.tce.sp.gov.br/epcp/cursos. Mais informações pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.