webdoor-ciclo2016-2017.png

19/01/2017 – SÃO PAULO – Ao longo de 3 (três) meses, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), durante a realização da 20ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, reuniu mais de 8.000 (oito mil) agentes públicos - Prefeitos, Presidentes de Câmara, Vereadores, Secretários, ordenadores de despesas e lideranças políticas e da sociedade.

Os encontros, um total de 21 (vinte e um), registraram público recorde em relação às edições anteriores e ocorreram nos municípios que sediam Unidades Regionais do TCE e na capital. No exercício de 2016, as atividades tiveram como objetivo central alertar os agentes públicos sobre os cuidados que a serem adotados pelas administrações durante o ano eleitoral.

Participaram do Ciclo de Debates um total de 458 Prefeitos - 71% do total dos Chefes de Executivo no Estado) e 370 Presidentes de Câmaras Municipais – um percentual de 57% do total de Chefes do Legislativo nos municípios. Os 21 eventos realizados no interior e capital reuniram uma totalidade de 8.222 (oito mil duzentos e vinte e dois) participantes - uma média de 11 (onze) agentes públicos.

 

Ao longo da edição, realizadas entre os meses de fevereiro a abril, a comitiva do TCE, integrada pelo Presidente, Secretário-Diretor Geral, Diretores de Fiscalização e das Unidades Regionais, percorreu um total aproximado de 7.500 km entre os municípios que sediaram os encontros. O calendário de atividades buscou alcançar todos os jurisdicionados antes do dia 5 de maio, data de início de parte das restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ao longo de 20 anos de realização ininterrupta, o Ciclo de Debates do TCE envolveu mais de 70.000 agentes políticos e dirigentes municipais. Os encontros já ocorreram em ao menos 277 (duzentos e setenta e sete) municípios diferentes – o que representa mais de um terço dos 644 jurisdicionados no território paulista.

. Balanço de atividades

Todos os 21 (vinte e um) encontros, com a presença do Presidente Dimas Eduardo Ramalho e corpo técnico, estão registrados em uma edição especial da Revista do TCE, que traz, além de fotos e depoimentos com os participantes, um balanço geral das atividades dividido por região jurisdicionada. O material está disponível para leitura e download no Portal Institucional do TCE por meio do link http://migre.me/vU1lK.