webdoor-aracatuba2017.png

09/05/2017 – ARAÇATUBA – Com o auditório da Universidade Paulista (UNIP) de Araçatuba repleto, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou, na quinta-feira (4/5), às 10h00, o terceiro encontro do 21º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

O evento, que reuniu mais de 550 (quinhentos e cinquenta) participantes – gestores públicos e lideranças de 59 (cinquenta e nove) municípios – debateu as boas práticas administrativas a serem adotadas pelas gestões municipais.

. Presença

A abertura dos trabalhos contou com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo; do Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges Damasceno; do Presidente da Câmara, Vereador Rivael Benedito de Souza e do professor Márcio Saito, representante da Diretoria Regional da Universidade Paulista (Unip), parceira institucional do TCE no evento.

A saudação inicial foi feita pelo Prefeito Dilador Borges Damasceno, que em nome dos Prefeitos presentes, destacou a importância dos encontros promovidos pela Corte. Ele falou sobre o painel de dificuldades pelo qual os municípios passam frente à crise financeiro-orçamentária do país. “O maior desejo de todo administrador é fazer uma boa gestão”, disse ao enaltecer o caráter pedagógico do TCE.

A mesma posição foi reiterada pelo Chefe do Legislativo local, Vereador Rivael Benedito de Souza que falou em nome dos legisladores da região. “Espero que saiamos daqui sabendo mais do que quanto aqui entramos. O Tribunal é um parceiro que nos orienta e nos capacita para atendermos melhor a  sociedade”, pontuou.

. Objetivo

 Ao utilizar a palavra, o Presidente Sidney Beraldo agradeceu a participação maciça dos representantes regionais e destacou que o propósito do TCE é orientar os gestores para que façam administrações planejadas e voltadas às reais demandas e necessidades da população. 

“Todos aqui estamos buscando o bem comum”, assegurou. “Queremos melhorar a qualidade de nossos serviços, das políticas públicas e de nossa gestão”, afirmou Beraldo.

Na oportunidade, Sidney Beraldo apresentou um painel onde expôs resultados e dados referentes às fiscalizações ordenadas realizadas pelo TCE que vistoriaram a qualidade da merenda escolar, atendimento em hospitais e ambulatórios, transporte público, resíduos sólidos, acesso à informação, entre outros. Beraldo ainda apresentou um levantamento com dados regionalizados relativos às edições de 2015 e 2016 do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

. Comitiva TCE

A caravana da Corte de Contas paulista foi integrada pelo Auditor-Substituto de Conselheiro, Josué Romero; pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa e pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciqueira Rossi.

Compuseram a equipe técnica da Corte os Diretores do Departamento de Supervisão da Fiscalização I e II, Antonio Bento de Melo e Alexandre Teixeira Carsola e os Diretores Técnicos das Unidades Regionais de Araçatuba (UR-01) e Andradina (UR-15), Valdir Matino e Haruki Isa.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens