Destaque, Notícia

Delegação de Moçambique visita TCESP para conhecer Observatório do Futuro

Grupo foi apresentado ao núcleo de monitoramento de ODS criado pela Corte e às fiscalizações ordenadas

21/03/2018 – SÃO PAULO – Uma delegação do Tribunal Administrativo de Moçambique, órgão de controle externo do país africano, visitou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para conhecer boas práticas implantadas pela Corte paulista, em especial, o Observatório do Futuro.

”Acho muito importante essa proatividade do Tribunal de São Paulo. Depois de vermos um órgão tão dinâmico e interventivo quanto o TCESP, sairemos daqui novas pessoas”, afirmou o Juiz-Conselheiro Amilcar Ubisse, líder da delegação.

A comitiva estava acompanhada do Conselheiro-Substituto licenciado do TCE de Pernambuco Carlos Maurício Figueiredo, coordenador da parceria entre Moçambique e Brasil na área de controle externo. “O TCESP é o primeiro tribunal a criar uma unidade específica para monitorar o avanço dos ODS. Está de parabéns”, disse Figueiredo.

A declaração foi feita logo após palestra sobre o Observatório do Futuro, lançado pela Corte paulista para monitorar o avanço no processo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado.  Elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), os ODS são metas estipuladas para a busca do desenvolvimento sustentável _baseado em crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

A Coordenadora do Observatório do Futuro, Manuela Prado Leitão, apresentou o trabalho do núcleo, que desenvolverá estudos, atividades de capacitação e mecanismos de sistematização e divulgação de dados e boas práticas sobre o assunto. “Nossa proposta é sensibilizar os gestores públicos e nossos agentes para a relevância dessa nova agenda global”, explicou.

Recepcionada pela Coordenadora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Helena Camargo, a comitiva _ formada ainda pelo Contador-Geral Adjunto Ivan Estajo e pela Chefe do Cartório da Secção de Contas Públicas, Sandra Mabota_ também ouviu informações sobre as fiscalizações-surpresa e as atividades pedagógicas patrocinadas pelo TCESP.

Depois das palestras, a delegação participou de audiência com o Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, o Conselheiro Sidney Beraldo e o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi.