Destaque, Notícia

Tribunal de Contas participa de seminário sobre ODS

15/06/18- SÃO PAULO – O Observatório do Futuro (OF), núcleo de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), participa hoje, na capital, de evento para debater a política de implementação dos ODS.

Organizado pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, o encontro discutirá formas de implantar, no Brasil, as metas criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. “Nosso objetivo é trazer essas diretrizes para o dia a dia das cidades e das pessoas. Só assim poderemos incluir o princípio do crescimento econômico com inclusão social e proteção ao meio ambiente no planejamento das prefeituras”, afirma Manuela Prado Leitão, Coordenadora do Observatório do Futuro e uma das palestrantes do seminário.

O encontro será dividido em três mesas temáticas. Na primeira, a especialista em meio ambiente Maralina dos Reis Matoso traçará um histórico dos ODS. Em seguida, Tatiana de Souza Montório, mestra em políticas públicas pela Universidade Federal do ABC, discutirá a efetivação das diretrizes da ONU na capital paulista.

Depois, José Hector Rozas, assessor parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo durante a execução do projeto para a construção de sociedades sustentáveis resultante da Rio92 (Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), a chamada Agenda 21, dará um depoimento sobre sua experiência ao longo desse processo.

Encerrando o seminário, a Coordenadora do OF apresentará o núcleo do TCESP e as iniciativas da equipe para a efetivação dos ODS no Estado e nas prefeituras paulistas. “O cumprimento dessa nova agenda é um desafio enorme e nosso tempo é curto. Precisamos trabalhar todos juntos”, declarou Manuela Prado Leitão.

. OF

O Observatório do Futuro _resultado de uma parceria entre o Tribunal de Contas e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)_ foi criado para acompanhar o processo de implantação dos ODS no Estado de São Paulo. Agrupados em 17 áreas e 169 metas, os objetivos definidos pela ONU estão fundamentados em três pilares: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.