Destaque, Notícia

Observatório do Futuro lança concurso de fotos sobre resíduos sólidos

Servidores podem participar da disputa com até dois trabalhos; também serão aceitas imagens produzidas durante Fiscalizações Ordenadas sobre o assunto.

“Lixo: obstáculo ao Desenvolvimento Sustentável?” será o tema do novo concurso de fotografias promovido pelo Observatório do Futuro,
núcleo criado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para medir o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
em território paulista.

“Assim como aconteceu no ano passado com a Educação, queremos chamar a atenção de nossos agentes para o assunto. Até porque os resíduos sólidos são, ainda hoje, um dos grandes problemas das cidades brasileiras”, declarou Manuela Prado Leitão, coordenadora do Observatório.
Voltado para servidores da Corte, o concurso terá como foco os ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Resilientes) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Os três objetivos também serão o tema central das atividades do Observatório em 2019.

. Regulamento

Este ano, cada um dos interessados poderá participar da disputa com até duas fotografias, mas apenas uma delas será eventualmente premiada. As imagens, que devem ser inscritas até 31 de julho, no Portal do Servidor, também podem ser feitas durante as Fiscalizações Ordenadas.

Os dez melhores trabalhos serão escolhidos pelos integrantes do Observatório a partir de critérios como originalidade, criatividade e coerência entre o material e as metas estabelecidas pelos ODS 6, 11 e 12.

Os selecionados participarão de uma mostra dentro do Tribunal e ainda ilustrarão publicações do Observatório. Os três primeiros colocados também receberão menção honrosa durante cerimônia na Corte.

“Os ODS parecem um assunto distante da vida das pessoas, mas não são. E mostrar isso com fotos tiradas no dia a dia é uma maneira lúdica e simples de deixar isso claro”, afirmou o Conselheiro Sidney Beraldo, que lançou o concurso durante palestra na 23ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (Caapefis).

O regulamento completo da disputa está disponível no site do Observatório (https://www4.tce.sp.gov.br/observatorio/)