e-TCESP, o processo eletrônico do TC paulista, começa a tornar-se realidade

A implantação do e-TCESP, sigla do processo eletrônico do Tribunal de Contas paulista, iniciou-se oficialmente nesta 2ª-feira, 13/06, com a instalação do 1º Workshop, seminário que se desenvolverá até o dia 27, objetivando apresentar a nova sistemática aos servidores que atuarão na implantação da primeira fase, voltada aos processos de exame prévio de edital. 

O presidente Cláudio Alvarenga, ao abrir o evento, teceu comparação entre os projetos e-TCESP e Audesp, enfatizando que o sucesso deste segundo certamente se repetirá, “porque a informatização faz parte da marcha do mundo. A tramitação será mais prática, rápida e eficiente, facilitando o acesso aos nossos jurisdicionados e ao público em geral. Somente isto dá a dimensão da importância desta iniciativa.” 
 
Destacou que as primeiras decisões a respeito do e-TCESP foram tomadas na administração passada, presidida pelo conselheiro Fulvio Julião Biazzi, a quem agradeceu em nome do Tribunal. Do mesmo modo, elogiou os servidores do Grupo de Trabalho que promoveu as adaptações no sistema do processo eletrônico, citando nominalmente cada qual de seus integrantes.
 
Integraram a mesa de abertura os conselheiros Edgard Camargo Rodrigues e Fulvio Julião Biazzi, o procurador chefe da Fazenda Luiz Menezes Neto, o diretor geral Sérgio Rossi, a chefe do GTP, Maria Regina Pasquale e a auditora Cristiana de Castro Moraes.
 
Presentes também ao evento o diretor do DGA Carlos Magno de Oliveira, o diretor do DTI Fernando Macedo Duarte, o chefe da ATJ, Francisco Roberto Silva Júnior, os diretores do DSF 1 e 2, Pedro Tsuruda e Alexandre Carsola e os diretores das áreas de Fiscalização, Administração e Informática.
 
Todos ouviram, com atenção, a apresentação geral do e-TCESP realizada, em nome do Grupo de Trabalho, pela servidora Sandra Maia de Souza, que realçou as vantagens do processo eletrônico em relação ao atual, de papel, as funcionalidades proporcionadas pela automação, bem como as áreas que estarão envolvidas pelo novo método.
 
O 1º Workshop para capacitação dos servidores terá como instrutores os servidores Cristiane Veleiro Lessa, Eduardo Paravani, Jefferson Monteiro Figueiredo, Renato Caires de Oliveira, Roberto Akio Osato e Sandra Maia de Souza, todos componentes do Grupo de Trabalho.