Quem Somos

Logo do Tribunal de Contas    Banner da Escola de Contas

 

EPCP

A Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), vinculada ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo foi instituída com o compromisso de capacitar e aperfeiçoar aos servidores e gestores públicos, prestar auxílio na realização dos concursos públicos, ministrar cursos, palestras, promover conferências, seminários, bem como outros eventos afins, além de desenvolver atividades de pesquisas, estudos, cursos de extensão e proporcionar cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu.

. O início

Coordenadoria de Capacitação e Aperfeiçoamento - CCA

Criada por meio do Ato 118/88, em 20 de janeiro de 1988, a Coordenadoria de Capacitação e Aperfeiçoamento foi Instalada, inicialmente, no 10º andar do prédio sede do TCE, na Avenida Rangel Pestana e depois passou a funcionar no 2º e 9º andar no prédio do Anexo II, na Rua Venceslau Brás,183, no centro.

O primeiro coordenador designado foi o Assessor Júlio Antonio Ribeiro Magalhães, que permaneceu no cargo até o ano de 1998. Por meio do Ato 1384/98, a coordenação das atividades passou a ser reponsabilidade de Alfonsas Vaidotas até o ano de 2004. Na sequencia, conforme o Ato 418/2003, Em 14 de janeiro de 2004, a servidora Prazeres Augusta Pereira de Souza foi designada para responder pelo expediente da Coordenadoria e passou a responder plenamento pelo expediente conforme o Ato 613/2004, publicado no Diário Oficial em 7 de maio de 2004.

 

. ECP

Escola de Contas Públicas - ECP

Por meio da Resolução GP nº 11/04, durante a Presidência do Conselheiro Renato Martins Costa, foi instaurada a Escola de Contas Públicas tendo como coordenadora a servidora Prazeres Augusta Pereira de Souza (Ato 387/2006).

Em 5 de maio de 2006, durante a gestão do Conselheiro-Presidente Robson Marinho, transcorreu a solenidade oficial de abertura da Escola de Contas Públicas. A abertura dos trabalhos na ECP contou com a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski proferiu a aula inaugural com o tema 'O Princípio Republicano'.

Em 29 de janeiro de 2007, a Escola de Contas passou a atender no 1º subsolo do prédio Sede, local onde funciona até hoje e cujas instalações e infraestrutura lhe permitem ministrar cursos e treinamentos para servidores, jurisdicionados, gestores e estudantes. A coordenação dos trabalhos passou a ser de responsabilidade da servidora Silvana de Rose.

 

. 10 anos

Escola Paulista de Contas Públicas - EPCP

Ao completar 10 anos de atividades, em 28 de maio de 2014, a Escola de Contas passou a ter uma nova denominação passando a ser intitulada: Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’, em homenagem à Washington Luís Pereira de Souza, Presidente do Estado de São Paulo de 1920 a 1924, responsável pela criação do artigo 71 da Constituição Paulista e pela edição da primeira Lei Orgânica de nº 1.961, de 29 de dezembro de 1923, que regulamentou as atividades da Corte de Contas paulista.

 

. Ampliação

Subsede EPCP/Araraquara

Em 2 de agosto de 2013, sob a Presidência do Conselheiro Antonio Roque Citadini, a EPCP, além da capital, passou a desenvolver suas atividades na Subsede instalada na  Unidade Regional de Araraquara (UR-13). Apresentando uma infraestrutura em auditório com capacidade para 300 lugares, o espaço foi implantado com o intuito de capacitar os profissionais do serviço público, dos jurisdicionados, em suas bases territoriais, de modo a dar efetividade ao objetivo e assim satisfazer a sociedade, prestando-lhe serviços de qualidade. Em fevereiro de 2016, as atividades da EPCP passaram a ser coordenadas pela servidora Bibiana Helena Camargo.

 

Com o calendário contendo eventos determinados, alguns deles já consolidados, tal como, a Semana Jurídica, voltada a um público de servidores, representantes de órgãos da Administração Pública, lideranças políticas, servidores e estudantes, que tem por objetivo esclarecer a atuação do Tribunal de Contas e o meio jurídico, bem como o Ciclo de Capacitação do Pessoal da Fiscalização, com o propósito de capacitar e aprimorar o quadro de servidores da Corte de Contas paulista, de modo a desenvolverem seus trabalhos, com efetividade, dentro do cumprimento dos objetivos almejados e de acordo com a regulamentação dos critérios da fiscalização e legislação.

Sede - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Av: Rangel Pestana, 315 - 1º subsolo

Centro CEP 01017-906 - São Paulo - SP - PABX: (11) 3292-3360

 

Subsede Araraquara - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Unidade Regional de Araraquara

Rua Euclides da Cunha Viana nº 551 – Auditório - Jd. Sta. Monica - Araraquara - SP - CEP 14801-971 - PABX: (16) 3335-3738