Fiscalizar, orientar e divulgar, em tempo real, o uso dos recursos públicos, priorizando a auditoria de resultados e a aferição da satisfação social, consolidando uma imagem positiva perante a sociedade. Esta é a visão de futuro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que norteia as ações do Plano de Gestão Estratégica (GET) para o triênio 2013/2015.
Representantes de diversos setores e departamentos da instituição estiveram reunidos durante toda a quinta-feira (25/10), das 8h30 às 18h00, em São Paulo, para debater o planejamento estratégico do TCESP e reavaliar as metas, objetivos e avanços da Gestão Estratégica implantada há quase dois anos na Corte de Contas paulista. A regulamentação veio através da Resolução 02/2011, que aprovou os Planos Estratégicos – Institucional e de Tecnologia da Informação, que têm como metas reforçar e modernizar as bases administrativas da instituição.
A abertura foi feita pelo Secretário-Diretor Geral em exercício, Sérgio de Castro Júnior, membro do comitê estratégico, que saudou os participantes e falou sobre a importância dos trabalhos de revisão ora iniciados. O evento contou com a apresentação sobre o ‘Impacto da Gestão Estratégica: a Experiência da Sabesp’, empresa que há 18 anos implantou este modelo de gestão. Os integrantes do Núcleo Gestor e Coordenadores dos Objetivos Estratégicos do TCESP apresentaram as conquistas do período e abriram as discussões desta primeira fase da revisão. O consultor Alberto Brito também participou dos trabalhos, apresentando metodologia para condução de projetos complexos e conduziu a dinâmica para levantamentos de prioridades, metas e indicadores.
O encerramento foi feito pelo Assessor Procurador Chefe do Gabinete Técnico da Presidência (GTP), Germano Fraga Lima, que na ocasião representou o Presidente do TCESP, Conselheiro Renato Martins Costa.
Os trabalhos terão continuidade, durante as próximas semanas, para materializar o Plano Institucional revisto, a ser submetido à validação da Cúpula Diretiva do TCESP.