02/05/2024 – SÃO PAULO – Quais os tipos de assédio ocorrem no ambiente corporativo? De que modo podemos prevenir e combater o assédio moral e sexual? Quais características, consequências e possibilidades de intervenção? Como agir e se comportar em situações de assédio e quais os desdobramentos são decorrentes da prática?

Para tratar essas e outras questões, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em referência ao Dia Nacional da Ética, comemorado no dia 2 de maio, em uma ação conjunta que englobou todas as Cortes de Contas do país, realizou o Corregedoria Day – evento criado com objetivo de prevenir e combater a prática no âmbito dos Tribunais de Contas.

Realizado em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o evento reuniu servidores, Diretores e representantes dos Gabinetes e setores do TCESP. A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente Renato Martins Costa. As atividades foram coordenadas pela Conselheira-Corregedora Cristiana de Castro Moraes, Vice-Presidente de Desenvolvimento e Políticas Públicas do IRB.

Participaram das atividades a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Letícia Matuck Feres; a Presidente do Comitê de Ética do TCE, Roberta Marques Yanez; o Ouvidor David Vieira da Costa; a Ouvidora da Mulher, Mariana F. de Carvalho F. Rosa; a Diretora da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), Fernanda Borges Keid e o Diretor Diretoria de Coordenação Estratégica (DCE), Rafael Lopes Felix.

Durante os debates, foi apresentada aos servidores a ‘Sala do Núcleo de Acolhimento’, espaço destinado a oferecer suporte aos servidores que possam enfrentar situações de assédio moral ou sexual, e fornecer orientação em questões relacionadas à saúde mental. Inaugurado no dia 29 de abril, o espaço fica localizado no 1º andar do Anexo I do TCE e oferece um ambiente de apoio para aqueles que necessitam de assistência.

Aos participantes, foram disponibilizados materiais de apoio contendo o Código de Ética do TCESP, regulamentado por meio da Resolução nº. 8/21; a Cartilha de Conscientização e Combate aos Assédios Moral e Sexual nos Tribunais de Contas, editado pelo Comitê Técnico das Corregedorias, vinculado ao Instituto Rui Barbosa; e exemplares da Cartilha ‘Conscientização e combate ao Assédio e à Discriminação’, editada pelo TCESP.