09/05/13 – LINS – Acompanhado por uma equipe de técnicos, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Antonio Roque Citadini, participou nesta quinta-feira (9/5), às 14h00, em Lins, da realização do nono encontro do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais que reuniu dirigentes municipais que compõem a região administrativa da Unidade Regional do TCE de Araçatuba (UR-01).

O encontro, ocorrido no auditório do Centro Universitário Católico Salesiano (Unisalesiano), contou com a presença de cerca de 250 participantes - representantes do Executivo e Legislativo de 18 (dezoito) municípios jurisdicionados do TCE na região. Na oportunidade, os dirigentes e lideranças políticas, participaram das exposições de painéis e palestras, e receberam instruções e tiraram dúvidas sobre a jurisprudência da Casa.

Participaram da mesa de trabalhos o Presidente do TCE, Conselheiro Antonio Roque Citadini; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Prefeito de Lins, Edgar de Souza; o Vice-Prefeito, Rogério Furtado de Barros; e o  Presidente da Câmara, Marino Bovolenta. A comitiva foi recepcionada pela Pró-Reitora  da  Unisalesiano, Professora Heloisa Helena Rovery Silva.

O Presidente da Câmara Marino Bovolenta, durante sua fala, disse que ‘a Câmara Municipal e a cidade de Lins se sentiam honradas em sediar o evento que serve de Norte para os dirigentes municipais. Compareceram ao evento 13 Prefeitos, 7 Presidentes de Câmara, vereadores, e  representantes dos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Guaiçara, Lins, Luiziânia, Penápolis, Piacatu, Planalto, Promissão, Sabino, Santópolis do Aguapeí e Zacarias.

Representando os Chefes de Executivo, o Prefeito Edgar de Souza destacou o papel do TCE e a iniciativa da Corte de Contas em ir ao encontro dos jurisdicionados. "Quero agradecer a disposição que o Tribunal tem em explicar para os administradores como gerir recursos de forma eficiente e eficaz para dar melhor qualidade de vida a todos". Já o Vice-Prefeito, Rogério Furtado de Barros destacou que ‘O TCE explica como  aplicar melhor os recursos que vêm do cidadão  e que voltam para o cidadão’.

Ao saudar os presentes, o Presidente do TCE, Roque Citadini, destacou a importancia do evento em sanar as duvidas e prestar orientações aos gestores. "Nesses encontros queremos enfrentar as questões que os dirigentes municipais enfrentam. Além de discutir questões continuadas da administração, também estamos abordando temas novos, como a Lei de Resíduos Sólidos e Mobilidade Urbana", disse o Presidente.

Em sua fala, o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, chamou atenção para pontos vitais para uma boa prestação de contas: o cumprimento dos prazos de remessa de documentos ao Tribunal, a abertura de crédito por decreto, e o pagamento dos precatórios, conforme  determina a lei orçamentária de 2013.