O 16º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização iniciou-se nessa 2ª-feira, 13/02, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, com as presenças do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheiro Renato Martins Costa, do Corregedor, Conselheiro Antonio Roque Citadini, e do Diretor Presidente do Memorial da América Latina, Antonio Carlos Pannunzio. 
Em seu pronunciamento, o Presidente Renato Martins Costa enfatizou a importância da crescente atenção à auditoria concomitante e do comprometimento dos funcionários ligados à área de fiscalização para a apresentação de resultados ainda melhores à sociedade. Acrescentou a necessidade de verificação não só da conformidade legal dos atos e da prestação de contas, como também do efetivo cumprimento dos objetivos almejados. Revelou, ainda, que o Tribunal está estudando atos de regulamentação de novos critérios de fiscalização e que em curto prazo haverá medidas concretas nesse sentido. 
O Corregedor Antonio Roque Citadini enalteceu o encontro anual de aprimoramento do quadro de funcionários, reafirmando serem estes o maior patrimônio do Tribunal.
Por fim, o Diretor Presidente do Memorial deu as boas vindas aos mais de 600 funcionários presentes, salientando a alegria e a honra de sediar evento de tamanha importância para a sociedade paulista.
Também compuseram a mesa dos trabalhos o Chefe de Gabinete da Presidência, Olavo Silva Júnior, o Chefe de Gabinete Técnico da Presidência, Germano Fraga Lima, o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Rossi, o Diretor Geral de Administração, Carlos Magno de Oliveira, o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Fernando Macedo Duarte, o Assessor-Chefe de Assessoria Técnica Jurídica, Francisco Roberto Silva Júnior, e os Diretores de Departamento de Supervisão da Fiscalização, Pedro Tsuruda e Alexandre Carsola.
Compareceram ao evento, ainda, os Auditores do Tribunal Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, Cristiana de Castro Moraes, Antonio Carlos dos Santos, Josué Romero e Silvia Cristina Monteiro.