30/11/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) foi o vencedor em duas categorias da 4ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.EX). A premiação ocorreu durante cerimônia realizada em Brasília.

A Corte conquistou o primeiro lugar em ‘Projetos – Inovação Tecnológica’ pelo desenvolvimento da Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA), juntamente com o Sistema Alphajus do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fábio Correa Xavier, foi vencedor na categoria ‘Executivo de Tecnologia: Ministérios Públicos e Tribunais de Contas’.

O evento pretende reconhecer e incentivar as ações e projetos inovadores nos âmbitos tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicadas à Justiça. Além disso, busca destacar e valorizar os membros e servidores que contribuem para a transformação positiva de suas instituições.

A votação dos finalistas foi aberta ao público, que realizou cadastramento prévio no site do J.Ex. Os interessados puderam participar por meio do site da premiação.

. ANIA

Baseada na mesma tecnologia do ChatGPT, a ANIA agiliza a análise de documentos, sendo capaz de responder a perguntas específicas sobre o conteúdo dos arquivos, elaborar resumos e até mesmo categorizar documentos por tópicos, aprimorando a atividade do controle externo. Para mais informações, acesse ania.tce.sp.gov.br