03/05/2013 – SÃO PAULO – O Auditor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Samy Wurman participou, na quinta-feira (2/5), às 9h00, da abertura do curso ‘Controle Externo Exercido pelos Tribunais de Contas’, promovido pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (ESA/OABSP).

A mesa de abertura dos trabalhos, sob a orientação da advogada e coordenadora do curso, Elisabeth Catanese, contou com a presença do Substituto de Conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM), Alexandre Cordeiro; e da Procuradora do Município de São Paulo, Heloisa Kromberg.

Durante sua palestra, o auditor do TCE abordou o tema o ‘Controle Externo do Tribunal de Contas da União’ e discorreu, em linhas gerais, sobre considerações a respeito do processo de controle externo, competência e jurisdição dos Tribunais de Contas, e falou sobre sua experiência profissional no TCU quando atuou como Analista de Controle Externo e Assessor de Ministro substituto.

Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Samy Wurman é autor do livro  ‘Controle Externo do TCU’, publicação de 280 páginas, da Editora Vestcom (2007), que comenta e analisa detalhadamente todo o conteúdo das regras constitucionais e do Regimento Interno do TCU.

O curso, que tem como foco as atuações dos Tribunais de Contas nas 3 (três) esferas de poder – municipal, estadual e federal – prevê em sua programação aulas que serão  ministradas pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheiro Antonio Roque Citadini, e do Coordenador do Corpo de Auditores do TCE, Alexandre Manir Sarquis.

Direcionado a advogados e estagiários associados da OAB, bacharéis em Direito e profissionais graduadas de outras áreas afins, o curso, com carga horária de 27 horas e dividido em 9 módulos, acontece até o dia 4 de julho, ocorrendo às quintas-feiras, das 9h00 às 12h00. Os participantes com, no mínimo, 75% de frequência, receberão certificados.