Os auditores Alexandre Manir Figueiredo Sarquis e Cristiana de Castro Moraes participaram, pela primeira vez, de uma sessão de Câmara nesta 3ª-feira, 28/06. Eles substituíram os conselheiros Antônio Roque Citadini e Eduardo Bittencourt Carvalho, titulares da 1ª Câmara, juntamente com o Conselheiro Fulvio Julião Biazzi. Foi também a primeira sessão do Tribunal paulista com a presença de auditores, que têm a substituição de conselheiros como uma das suas atribuições.

A sessão foi presidida pelo dr. Fulvio, que a qualificou como histórica pelas circunstâncias que a cercaram. Fez, por isso, na abertura, um pronunciamento de saudação eivado de emoção – o que levou o auditor Alexandre Sarquis a cortar parte do discurso que faria por estar emocionado, como disse. Ele apenas agradeceu a oportunidade e as palavras “do amigo”. A dra Cristiana também fez breve agradecimento.
O discurso do dr. Fúlvio foi este, na íntegra:
Sra. Conselheira, Sr. Conselheiro, Sr. Procurador da Fazenda Estadual, Sr. Diretor Geral, demais presentes.
É com imensa alegria que presido esta Sessão, que se engrandece com a presença da Dra. CRISTIANA DE CASTRO MORAES e do DR. ALEXANDRE MANIR FIGUEIREDO SARQUIS, dedicados auditores desta Corte, hoje, na condição de substitutos de conselheiros, para mim, Conselheiros.
A vida é feita de passagens, umas de rotina e outras que, apesar de não se repetirem, representam registros importantes.
É isso que hoje aqui se passa.
Quis a Providência Divina que viesse eu, por uma convergência de circunstâncias, presidir esta Sessão. Logo eu que, no ocaso de minha longa vida pública, achava que não fosse presidir mais uma sessão neste meu querido Tribunal e, talvez, não por coincidência, uma Sessão singela e ordinária de Câmara, porém de intensa simbologia, para não dizer, ao menos para mim, histórica.
É a roda da vida!
Vai-se um velho Conselheiro que se dedicou de corpo e alma, por mais de dezoito anos de sua vida pública a esta Corte e chegam dois jovens Auditores que, investidos na função de conselheiros, iniciam uma nova vida que, tenho certeza, será de muito brilho e sucesso, pois, sabedoria, entusiasmo e dedicação não lhes faltam.
Nova fase se inicia nesta Casa, que, depois de muito trabalho e desafios enfrentados, logrou êxito em ultimar o concurso público que culminou com a posse dos Senhores Auditores que, por competência regimental, além de outras importantes atribuições, passam a substituir os Conselheiros em suas ausências.
Estou convicto de que Vossas Excelências exercerão esse mister com a competência já demonstrada e engrandecerão este Tribunal na missão constitucional de apreciar, analisar e julgar os atos praticados pelos administradores no gerenciamento e aplicação dos recursos públicos, visando a consecução do interesse da comunidade.
Reafirmando minha alegria neste momento ímpar, incito-os a, cada vez mais, debruçarem-se no árduo, mas doce mundo dos processos deste Tribunal.
Querida Dra. Cristiana e caríssimo Dr. Alexandre, reitero, nesta suas estreias, as boas vindas e desejo do fundo do meu coração que Vossas Excelências sejam tão felizes como eu fui neste Tribunal.
Que Deus os abençoe!