webdoor_coral_0.png

22/08/2017 – SÃO PAULO – A XV Semana Jurídica realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) no início deste mês não foi caracterizada somente por palestras de grandes nomes do direito brasileiro, como o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e o ex-presidente do STF Nelson Jobim. O evento foi marcado também pela solidariedade.

Uma campanha promovida pelo Tribunal durante o ciclo de debates arrecadou cerca de uma tonelada de produtos - entre alimentos, roupas, brinquedos e artigos de higiene­­ - para a comunidade de refugiados da cidade de São Paulo.

A ideia surgiu quando um coral formado por jovens da Síria, Congo e Angola foi convidado para participar do encerramento das atividades da Semana Jurídica. Batizado de 'Somos Iguais', o grupo reúne trinta crianças a partir de três anos de idade. Ao lado de suas famílias, elas escaparam de países assolados por conflitos armados e perseguições políticas.

 “Foi um sucesso enorme. Estamos muito felizes com a solidariedade demonstrada por nossos funcionários e pelos participantes das palestras. Tenho certeza de que essas pessoas, que deixaram tudo para trás na esperança de construir uma vida melhor aqui no Brasil, vão se sentir mais acolhidas”, declarou o presidente do TCESP, Sidney Beraldo.

Foram doados mais de 150 kg de arroz, 35 kg de feijão, 40 kg de macarrão, 53 litros de leite, 43 frascos de molho de tomate, 11 kg de achocolatado, 18 kg de farinha, 38 litros de óleo, além de dezenas de unidades de shampoos, sabonetes, peças de roupas e brinquedos. Os produtos foram entregues no último sábado à voluntária de causas sociais e idealizadora do coral, Daniela Guimarães.

De acordo com ela, é a primeira vez que o grupo recebe uma quantidade tão expressiva de donativos. “Somos muito gratos pela generosidade de todos que participaram. Recebemos um volume enorme de doações. Será de grande importância para todas essas famílias”, afirmou.

Daniela destacou ainda a relevância da participação do coral no evento. “Diante da vulnerabilidade em que eles se encontram, foi muito importante, para todos eles, fazerem uma apresentação na presença de pessoas tão importantes. A foto que eles tiraram ao lado dos Conselheiros e das autoridades vai ficar de recordação como um momento especial”, explicou a responsável pelo projeto.

“Até apelidamos o certificado que recebemos, assinado pelo Presidente Sidney Beraldo, como ‘certificado de proteção’. Foi um momento encantador, em que todos nos sentimos abraçados e protegidos no nosso país”, completou ela.