05/04/13 – AMÉRICO BRASILIENSE - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP)  realizou nesta sexta (5/4), 10h00, em Américo Brasiliense, o segundo encontro do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais 2013, e reuniu representantes – prefeitos, vereadores e gestores -  dos 18 municípios que fazem parte da região administrativa da Unidade Regional de Araraquara (UR-13).

A abertura do encontro foi feita pelo Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, que em nome do Presidente do TCE, Conselheiro Roque Citadini, saudou todos os presentes e falou sobre as ações, orientações, trabalhos e o papel do Tribunal de Contas paulista junto aos municípios e órgãos jurisdicionados.

Participaram da mesa de trabalhos a Prefeita Municipal de Américo Brasiliense, Cleide Aparecida Berti Ginato, e o Vice-Prefeito, Sérgio Belinelli de Jesus; o 1º Secretário e Vereador Luzimar Alves dos Santos; o Prefeito Municipal de Motuca, Celso Teixeira; e o Diretor da Unidade Regional de Araraquara, Marcelo Zacaro.

Em sua fala, o Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho falou sobre a importância dos prefeitos e vereadores estarem atentos às legislações e a jurisprudência do Tribunal de Contas para uma boa gestão e prestação de contas públicas. Ele disse que o TCE tem procurado agir com um caráter preventivo ao prestar informações e orientações  como um parceiro dos municípios, mas que a Corte de Contas tem sido rigorosa na aplicabilidade das leis.

O ciclo teve como palestrantes os Diretores de Fiscalização Carlos Ricardo Serrano (Saúde e Mobilidade Urbana), Elaine Cecília Burlaneri (Terceiro Setor e Previdência) e José Guilherme Pellison (Educação e Saneamento), e a Agente de Fiscalização, Miriane de Freitas (Nova Página Institucional do TCESP). O Diretor da Unidade Regional de Araraquara, Marcelo Zacaro foi o mediador dos debates.

Evento

O Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais é voltado principalmente para um público de Prefeitos, Presidentes de Câmaras e demais agentes públicos. Em 2013 serão uma série de 40 (quarenta) encontros abrangendo 644 municípios do Estado, e que tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas concernentes à atividade da fiscalização nos órgãos jurisdicionados da Corte de contas paulista.