27/03/2024 – SÃO PAULO – Jornalista, Escritor e Comentarista político e esportivo, Claudio Zaidan proferiu palestra magna durante o encerramento da 28ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS). O evento, realizado anualmente pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), reuniu membros do Colegiado, Diretores e servidores das áreas da Fiscalização, Administração e Tecnologia, para debater soluções inovadoras para aperfeiçoar as rotinas da instituição. 

Ao final do evento, na quinta-feira (14/3), em Atibaia, o palestrante falou sobre o processo democrático no país, relembrou fatos e momentos históricos da época da Ditadura e redemocratização com a edição da Constituição de 1988 e reforçou a importância dos Tribunais de Contas para a democracia no Brasil.

"Se o povo não pode fiscalizar o que fazem com o dinheiro que ele entrega para o Estado, não há democracia e poder popular", declarou. "Esse poder de fiscalização, de como é usado o dinheiro, como as obras são feitas, escolhidas, em todas as esferas, é feito pelo Tribunal de Contas, essencial para o Estado Democrático de Direito", completou Claudio Zaidan.

. Currículo Zaidan

Claudio Zaidan é jornalista e atua como comentarista político e esportivo. Ele começou sua carreira no rádio na década de 70, em Uberaba, e posteriormente atuou nas rádios Jovem Pan, Trianon e Bandeirantes, em Santos e em São Paulo.

 Na Bandeirantes, Zaidan ganhou ampla notoriedade e reconhecimento comandando o programa “Bandeirantes a caminho do sol”. É vencedor do troféu de melhor comentarista da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) por dez anos consecutivos, desde 2014.

Apelidado de “O Completo” e apaixonado por história e filosofia, apresenta o "Bandeirantes Acontece". Ele também faz comentários diários na programação da Band News TV e participa das transmissões de futebol da Rádio Bandeirantes, além de apresentar com Dan Stulbach o podcast “Isso Ninguém Vê!“, tratando das tendências sobre o mercado financeiro, dados, tecnologia, bancos e cibersegurança.

Assista à íntegra da palestra pelo YouTube