26/06/15 – SÃO PAULO – O Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Estanislau Beraldo, participou, na quinta-feira (25/6), às 11h00, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), da solenidade de lançamento do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) do ano de 2014.

O Conselheiro integrou a mesa solene ao lado do Presidente da Alesp, Deputado Estadual Fernando Capez; do 1º Secretário da Mesa Diretora, Deputado Estadual Enio Tatto; do Procurador-Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE), Márcio Elias Rosa e do Presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJM), Paulo Adib Casseb.

O evento contou com a presença de Prefeitos e Vereadores, que na oportunidade foram representados pelo Presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcos Monti; do Diretor da União de Vereadores do Estado (Uvesp), Ricardo Porto, que representou o presidente da entidade, Sebastião Misiara; da Diretora-Executiva da Fundação Seade, Maria Helena Guimarães de Castro e da Diretora-Presidente do ILP, Patrícia Rosset.

Em sua fala, o Conselheiro Sidney Beraldo, que já exerceu a Presidência da Assembleia, um dos grandes incentivadores da adoção do IPRS no Estado, destacou a importância do medidor e acrescentou que é um grande desafio ‘transformar recursos em políticas públicas que promovam a equidade’. Para ele, o Brasil avançou no fortalecimento de instituições democráticas, mas isso não tem sido suficiente para que melhore a qualidade de vida da população.

O índice classifica cidades em 5 (cinco) categorias medindo 12 (doze) parâmetros de riqueza e desenvolvimento social e é formulado a pedido do parlamento paulista, através do seu órgão incumbido de avaliar o índice , o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Fundação Seade. Os dados do IPRS 2014 estão disponíveis no portal da Assembleia, (www.al.sp.gov.br) na barra de navegação onde se encontra o ILP.

Divulgado a cada 2 (dois) anos, o IPRS 2014 foi formulado a partir de dados coletados em 2012, encontrou 70 municípios no grupo 1 (totalizando com 9,9 milhões de habitantes, correspondentes a 23,6% da população do Estado), 82 no grupo 2 (21,3 milhões, 50,9%), 194 no grupo 3 (4,3 milhões, 10%), 206 no grupo 4 (4 milhões, 9%) e 93 no grupo 5 (2,4 milhões, 6%).