webdoor-iegm2017-curso.png

Vagas limitadas. Clique para se inscrever

Como avaliar as administrações municipais e medir a qualidade dos gastos nos municípios paulistas? O que é o IEGM, como funciona e serve para qual finalidade? De que forma um único índice pode congregar aspectos das principais áreas e investimentos nos municípios? Como é formado o indicador, de que forma é atualizado e para que servem os resultados?

Para tirar dúvidas e dirimir quaisquer questões acerca do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) oferecerá, na quinta-feira (9/3), no auditório nobre, na capital, um curso de capacitação, gratuito e voltado aos servidores públicos da esfera municipal. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link  http://migre.me/w7Ga9.

Lançado em 2014 pelo Tribunal de Contas paulista, o IEGM é uma ferramenta inovadora que tem o objetivo de mensurar a eficácia das políticas públicas municipais. O índice é apurado anualmente com base nos questionários respondidos pelas prefeituras.

O treinamento, das 14h00 às 16h30, terá um formato de ‘tira-dúvidas’ e as apresentações e palestras contarão com uso de recursos de multimídia. Os participantes serão orientados como acessar o sistema, cumprir prazos de entrega das informações e tomar conhecimento sobre os produtos disponibilizados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal.

. Programação

A abertura contará com a presença do Presidente da Corte de Contas paulista, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo e do Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), Marcos Portella Miguel. As atividades serão coordenadas pela Agente da Fiscalização Financeira Márcia Harumi Hirata e equipe técnica.

O objetivo do treinamento, segundo informou o Diretor da Audesp, será orientar os novos gestores e servidores sobre como operacionalizar e fornecer informações para a concepção do indicador, que congrega dados de 7 (sete) áreas: Saúde, Educação, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção dos Cidadãos, Meio Ambiente e Governança de Tecnologia da Informação.

“A realização deste treinamento se mostrou necessária principalmente devido aos resultados das eleições de 2016 que registrou uma troca de gestão e dos administradores públicos em boa parte dos 644 (seiscentos e quarenta e quatro) municípios jurisdicionados”, explicou Portella.

As atividades contam com apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.

Vagas limitadas. Clique para se inscrever