30/04/13 – SÃO PAULO – A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) programou para maio, nos dias 10 e 23, o curso ‘Funcionalidades do Sistema Audesp’, que tem como objetivo capacitar gestores Públicos, responsáveis pelo controle interno e servidores públicos para atuam com a elaboração de prestação de contas com base no sistema de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos.

Os cursos, ministrados por técnicos do TCE que fazem parte da equipe Audesp, abordará, dentre outros tópicos, navegação na página institucional, acesso aos comunicados, documentações disponíveis, o sistema de coleta de dados, divulgação do calendário de obrigações, processamento do recibo, resultado das análises, exibição de peças de planejamento, além de elucidar perguntas e respostas mais frequentes.

Implantado desde janeiro de 2008 pelo TCESP, o sistema de prestação de contas dos municípios paulistas na Internet, batizado de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (AUDESP), tornou mais fácil detectar irregularidades em transações feitas por prefeitura e facilitou a principal atividade-fim do órgão, que é a fiscalização das contas públicas.

Uma das vantagens do sistema, que surgiu a partir de exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, é a possibilidade de acompanhamento em tempo real, e através de relatórios, dos indicadores sociais e financeiros dos programas governamentais. Com o sistema a eficiência da auditoria foi aprimorada, ganhando em tempo, dinheiro e qualidade do trabalho. Com a chegada da AUDESP, passaram a ser acompanhados todo mês pelo TCESP.

Na capital, o curso, que disponibilizará 80 vagas, acontecerá no dia 10 de maio, das 9h00 às 13h00, na sede da Escola de Contas Públicas e as inscrições podem ser efetuadas até o dia 6 de maio pelo link http://migre.me/ekZlU. No interior, em Presidente Prudente, o curso acontecerá no dia 23 de maio, das 9h00 às 13h00, nas dependências das Faculdades Integradas ‘Antonio Eufrásio de Toledo’. As inscrições podem ser efetuadas pelos link http://migre.me/ekZq0. Somente será aceita uma inscrição por email.