A Escola de Contas Públicas (ECP) iniciou no mês de março uma série de cursos voltados aos servidores do setor de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para capacitação na matéria de Fiscalização Concomitante, com o acompanhamento ‘in loco’ através dos agentes dos Departamentos de Fiscalização da capital e 19 Unidades Regionais instaladas no Estado de São Paulo.
Durante o curso, com aproximadamente 2 horas de duração, é direcionado para cerca de 700 servidores em todo o Estado. Aos agentes são passadas orientações sobre como padronizar a elaboração dos relatórios de fiscalização e aperfeiçoar a qualidade da informação por meio da atuação concomitante.
De acordo com a equipe Audesp, o objetivo do curso é consolidar a utilização do sistema Audesp, divulgar a localização e conteúdo das informações e destacar a importância do planejamento.  As instruções estão sendo passadas através de técnicos da equipe Audesp. Os cursos são ministrados por Paulo Massaru Sugiura, Mauricio Queiroz de Castro, Cesar Schneider, Valdivino Gonçalves da Costa e Rodney José Idankas
O processo de fiscalização concomitante dá mais celeridade ao controle externo, pois em casos de irregularidades permite a tomada de decisões ainda durante a execução do orçamento. O acompanhamento ‘in loco’, permite maior celeridade na conferencia de dados que precisam ser acompanhados diariamente, como editais, licitações, obras, receitas e despesas.
Os cursos, que tiveram início no dia 4 de março, acontecem até o dia 25 de março e estão sendo ministrados nas Unidades Regionais do TCE. A Escola de Contas fica localizada no subsolo do Anexo 1, do TCESP. Mais informações pelos telefones (11) 3292.3360 / 3292.3758 ou pelo formulário eletrônico.