webdoor_dra_0.png

24/08/2017 – SÃO PAULO – O retrato da Conselheira Cristiana de Castro Moraes passou a fazer parte da coleção de imagens de Presidentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A obra, feita em óleo sobre tela, foi realizada pelo artista Leandro Melo e ficará exposta ao lado das pinturas de outros 28 ex-presidentes do TCESP.

A solenidade, que aconteceu ontem (23/8), contou com a presença do Presidente Sidney Beraldo. “Este é um momento histórico. Quando parece que estamos regredindo no país, aqui temos uma prova de que isso não está acontecendo”, disse ele, referindo-se ao fato de a Conselheira ter sido a primeira mulher a integrar o TCESP e a primeira a comandar a Corte, em 2015.

“É um gesto de grande importância. Para nós, ter uma mulher como Presidente, foi um marco”, declarou o Conselheiro Antonio Roque Citadini, decano do Tribunal.

A Conselheira Cristiana de Castro Moraes falou sobre a homenagem. Segundo ela, o retrato tem algumas diferenças em relação aos demais. “Sou Auditora de carreira, a primeira Conselheira, a primeira presidente do Tribunal e agora inaugurei o primeiro quadro de presidente que está sorrindo”, afirmou. “Quis sorrir porque sou muito feliz por trabalhar no Tribunal. Sinto-me honrada por estar aqui, gosto do que faço e sei da importância do nosso trabalho”, completou.

Também participaram da cerimônia os Conselheiros Renato Martins Costa, Edgard Camargo Rodrigues e Dimas Eduardo Ramalho; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Rafael Neubern Demarchi Costa; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, e servidores.

Histórico

Natural de Belo Horizonte e servidora de carreira do Corpo de Auditores do Tribunal, Cristiana de Castro Moraes tomou posse como Conselheira em 23 abril de 2012, sendo a primeira mulher a compor o colegiado da Corte. No exercício de 2014, além de Vice-Presidente, também comandou a Primeira Câmara. No ano seguinte foi eleita, por unanimidade, para presidir as atividades da Corte de Contas Paulista.

Além de bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), a Conselheira é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRS (1993), pós-graduada em Contabilidade pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (2000), em Direito Público pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2008) e em Direito Penal pela Universidade Católica Dom Bosco (2009).