we_louveira_0.png

26/09/2017 - LOUVEIRA - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em parceria com a Câmara Municipal de Louveira, promoveu ontem (25/9), na cidade, o I Encontro de Controladores do Poder Legislativo. A reunião foi organizada para estimular a troca de informações e de boas práticas entre agentes públicos.

Participaram da abertura do evento o Presidente da Câmara, Vereador Marquinhos do Leite, e os palestrantes Paulo Massaru Uesugi Sugiura, Diretor-Técnico do Tribunal, e o Assessor-Técnico aposentado Flávio Corrêa de Toledo Jr.

Representando a Corte de Contas paulista, Paulo Massaru falou sobre as atribuições do TCESP na implantação e avaliação do sistema de controle interno de organizações públicas.

Assessoramento

Em sua apresentação, o Diretor-Técnico ressaltou a atuação do Tribunal na capacitação de servidores e gestores públicos para o aperfeiçoamento das administrações. “Essas atividades estão alinhadas às ações estratégicas que o TCE vem desenvolvendo há 21 anos para orientar e alertar os agentes políticos sobre a importância de um sistema de controle interno para a gestão.”

Ainda segundo Massaru, o sistema de Controle Interno não deve existir apenas para cumprir a legislação. “Ele representa uma vantagem para os gestores públicos. É um assessoramento especializado, que vai ajudá-los na escolha do melhor caminho, atendendo ao interesse público dentro dos critérios de economicidade, eficiência e eficácia”, destacou. Flávio Toledo discutiu a atuação do controle interno nos atos da administração.

“Esse setor deve identificar riscos e apontar soluções, inclusive para os projetos, processos de licitação e propostas orçamentárias da Prefeitura”, explicou.

O evento, que reuniu cerca de 80 servidores de 26 municípios da região de Campinas, contou com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) e da Escola ‘Comendador Walter Mazzali’, ligada ao Legislativo de Louveira.