webdoor-butantan_0.png

19/10/16 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, e o Vice-Presidente, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, visitaram na terça-feira (18/10), às 16h00, as instalações do Instituto Butantan, na capital. Na ocasião, os Conselheiros foram recepcionados pelo Diretor da entidade, Jorge Kalil, e pelo Diretor-Presidente da Fundação Butantan, André Franco Montoro Filho.

No encontro, os dirigentes do Instituto e da Fundação ressaltaram a importância estratégica do Butantan para o país. Voltado principalmente à saúde pública, a entidade detém o domínio do ciclo completo do desenvolvimento de vacinas e soros, desde a pesquisa até a produção, com certificado de boas práticas industriais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Dentre outros serviços, o instituto desenvolve projetos de pesquisas básica e aplicada, mantém coleções científicas zoológicas e desenvolve atividades educacionais e culturais com alunos em nível de iniciação científica. A entidade ainda oferece cursos de extensão, visando à formação de profissionais que possam ser multiplicadores na área da saúde pública.

Durante a agenda, o Presidente e o Vice-Presidente do TCE, acompanhados pelos diretores e corpo técnico, também visitaram uma ala de produção de vacinas e conheceram o parque que abriga as unidades do instituto, como o Museu Biológico, onde estão abrigadas diversas espécies de serpentes, aranhas e escorpiões.

. Instituto Butantan

Com 144 anos de fundação, o Instituto Butantan é uma instituição pública estadual, subordinada à Secretaria de Estado da Saúde. Importante centro de pesquisas biomédicas, a entidade é o principal produtor de imunobiológicos do país, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros e vacinas.