08/04/14 – BRAGANÇA PAULISTA – O Presidente do TCE, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, junto com lideranças políticas e representantes de 30 municípios da região de Campinas – Prefeitos, Vice-Prefeitos, Presidentes de Câmaras e Vereadores – esteve nesta quinta-feira (10/4), às 11h00, em Bragança Paulista, para participar das palestras promovidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) durante o Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

O evento, promovido pelo Tribunal de Contas com objetivo de orientar os gestores municipais sobre as atividades, jurisprudência e ações de fiscalização da Corte de Contas, reuniu mais de 200 pessoas no auditório do Hotel Villa Santo Agostinho, no bairro do Jardim Sevilha, em Bragança Paulista.

Participaram da abertura dos trabalhos, ao lado do Presidente, Edgard Camargo Rodrigues, a Conselheira e Vice-Presidente do TCE, Cristiana de Castro Moraes; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Celso Matuck Feres Junior, acompanhado pelo Procurador Rafael Neubem; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; e o Diretor Regional do TCE\Campinas (UR-03), Oscar Maximiano.

A comitiva foi recepcionada pelo Prefeito de Bragança Paulista, Fernão Dias, e pelo Presidente da Câmara, Sebastião Garcia Amaral, que fizeram a abertura oficial do evento. Em sua fala o Presidente da Câmara saudou o Presidente do TCE e toda equipe e parabenizou a Corte de Contas paulista pela realização dos debates que, segundo ele, tanto contribuem e ajudam os administradores e gestores públicos. O Prefeito, por sua vez, enalteceu o TCE pelos debates e agradeceu a escolha do município para sediar o encontro. “As dúvidas do administrador público sempre permanecem e, para tanto, sempre tem que se preparar”.

O Presidente do TCE destacou o histórico do TCE, que em maio completa 90 anos de atividades, e falou sobre os avanços nos trabalhos e ações desenvolvidos com os jurisdicionados. “Nesse período, o Tribunal atravessou períodos diferentes. Hoje, estamos preocupados em acertar juntos para que a sociedade seja mais bem servida”, disse o Presidente. “Ser prefeito hoje em dia é fazer exercício de malabarismo diante de tantas leis antigas e novas”, pontuou o Presidente ao desejar boas vindas aos presentes e sucesso nos trabalhos.

Em sua fala, a Vice-Presidente do TCE, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, destacou o caráter pedagógico da Corte de Contas com a realização de palestras, seminários, cursos e encontros como o Ciclo de Debates. “Espero que esta troca de experiências seja profícua”, destacou a Conselheira ao desejar bom trabalho a todos os participantes. O Procurador-Geral do MPC, Celso Matuck Feres Junior, disse estar ‘satisfeito em constatar que em todos os rincões existem pessoas preocupadas em se aperfeiçoar para orientar os gestores’.

Durante o Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, a equipe de técnicos do TCE apresentou palestras e painéis que versam sobre diversos temas, legislações e praticas ligada à fiscalização e prestação de contas.

O Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, acompanhado pelos Diretores do Departamento de Fiscalização do TCE, Alexandre Carsola e Antonio Bento de Melo,  e o Diretor da Unidade Regional de Campinas (UR-03), Oscar Maximiano da Silva, comandaram os trabalhos junto aos presentes.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Campinas, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Mombuca, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.

Em 2014, segundo cronograma do TCE (clique para consultar o calendário), até dia 14 de novembro, serão um total de 21 (vinte e um) encontros que percorrerão todas as 20 regiões administrativas. Os encontros são voltados principalmente para um público de Prefeitos, Presidentes de Câmaras, lideranças municipais, e demais agentes públicos. A entrada é gratuita e independe de prévia inscrição.