A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) iniciou nesta quinta-feira (27/9), ás 10h00, curso de capacitação ‘Trilhas AUDESP para Assessorias’, cujo objetivo é apresentar aos servidores, dentre as funcionalidades do Sistema AUDESP, opções de pesquisa de dados contábeis dos municípios e fiscalização da aplicação de recursos públicos.
Implantado desde janeiro de 2008 pelo TCESP, o sistema de prestação de contas dos municípios paulistas na Internet, batizado de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (AUDESP), tornou mais fácil detectar irregularidades em transações feitas por prefeitura e facilitou a principal atividade-fim do órgão, que é a fiscalização das contas públicas.
Uma das vantagens do método é a possibilidade de acompanhamento em tempo real, e através de relatórios, dos indicadores sociais e financeiros dos programas governamentais. Com o sistema a eficiência da auditoria foi aprimorada, ganhando em tempo, dinheiro e qualidade do trabalho. Antes os dados auditados anualmente, com a chegada da AUDESP, passaram a ser acompanhados todo mês pelo TCESP.
O AUDESP surgiu a partir de exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabeleceu que as administrações passassem a fornecer informações online sobre receitas, gastos com obras e serviços, e despesas com pessoal para consulta pública na internet.
O curso tem duração média de 2 horas e meia e as aulas são ministradas na sede da ECP, localizada no subsolo do Anexo 1, do TCESP. As próximas turmas estão previstas para os dias 4 e 11 de outubro.