img_7305.jpg

10/03/17 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), representado pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, participou, na segunda-feira (7/3), no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, das atividades do ‘Congresso de Municípios da Alta Mogiana’ – evento que reuniu gestores públicos, servidores, lideranças políticas de 200 (duzentos) municípios.

O evento, que reuniu representantes de 4 (quatro) regiões administrativas do Estado - Ribeirão Preto, Franca, Barretos e São José do Rio Preto -  teve como objetivo abordar temas de interesse regional e promover o intercâmbio de experiências e informações entre os gestores.

Ao proferir a palestra com o tema ‘Precauções no inicio da gestão’, Sérgio Rossi falou sobre as competências e papel do Tribunal de Contas e abordou as diferentes formas de estruturação, fiscalização, funcionamento e mecanismos de interação entre as unidades de Controle Interno.

“Planejamento verdadeiro é aquele em que a despesa cabe na receita”, destacou o Secretário-Diretor ao alertar os gestores sobre os cuidados necessários para o sucesso na gestão. Dentre outras, falou sobre o tripé LOA-PPA-LDO, realização de audiências públicas, transparência e acesso à informação, fiscalizações ordenadas, execuções contratuais e controle interno. Rossi também falou sobre a edição de decretos de ‘calamidade financeira’ e a sua possível afronta à legislação.

Ao final, após responder questionamentos, o Secretário-Diretor foi homenageado pelas entidades municipalistas com a entrega de ‘Título de Honra ao Mérito’ pelos anos de dedicação à Corte de Contas Paulista, principalmente pela importante missão de orientar os jurisdicionados.