02/07/2013 – BRASILIA – Durante evento conduzido no Ministério da Previdência Social, em Brasília, um grupo de servidores do Tribunal de Contas do estado de São Paulo (TCESP), junto com mais de 120 técnicos de 26 Tribunais de Contas do Brasil, participaram do Seminário “O Controle Externo e os Regimes de Previdência”, que teve como objetivo debater a sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Representaram o TCE paulista durante a abertura do evento, na quinta-feira (27/6), às 9h00, o Coordenador do Corpo de Auditores, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, e os Diretores das Unidades Regionais de Araras e Mogi Guaçu, Celso Atilio Friger e Vanderlei Marçola, respectivamente.

Estiveram presentes na abertura o Presidente do IRB, Conselheiro Severiano Costandrade; o Presidente do Comitê de Atos de Pessoal do IRB, Conselheiro Domnigos Augusto Taufner; o Diretor do Departamento dos Regimes Próprios de Previdência no Serviço Público, Otoni Gonçalves Guimaraes; o Presidente da ANEPREM, Heliomar Santos; o Presidente da ABIPREM Valter Morigi; e o Conselheiro-Subtituto Ronaldo Ribeiro de Oliveira, representando o Presidente da Atricon, Conselheiro Antonio Joaquim.

As palestras versaram sobre Legislação, Ciência Atuarial, Contabilidade Aplicada aos Regimes Próprios, Investimentos, Auditoria que faz o Ministério da Previdência e SIPREV. Uma das palestras foi proferida pelo ex-servidor do TCESP, lotado na unidade regional de Marília (UR-4), e atual Coordenador-Geral de Legislação e Normas do Ministério da Previdência, Narlon Gutierre Nogueira.

A iniciativa se insere no contexto do termo de cooperação assinado pelo Auditor Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, representando o TCESP, com o Ministério da Previdência Social que ainda envolverá termo de cooperação para uso cruzado de sistemas de informação, implantação do SIPREV no âmbito do TCE e encontros temáticos regionais.