“Formação de Cartéis e outros Ilícitos Econômicos em Licitações – A Ação do Ministério da Justiça e do Ministério Público” este o tema da Mesa Redonda realizada na Escola de Contas do TCE, na 5ª-feira, 08/03. O evento foi aberto pelo presidente Renato Martins Costa que saudou os presentes, louvando a iniciativa como forma de defesa do certame licitatório.
A exposição condutora, abordando diversas faces dos cartéis, tipos, natureza, etc., e também modos e providências para combatê-los, foi realizada pelo representante da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, dr. Felipe Leitão Valadares Roquete, com significativos adendos e comentários  do representante do Ministério Público Estadual, promotor de Justiça Arthur Pinto de Lemos Júnior, integrante do núcleo de combate ao crime de formação de cartéis daquela instituição. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do auditor Alexandre Manir Figueiredo Sarquis. 
A cooperação institucional foi destacada como uma das principais armas em favor do combate aos cartéis e outros ilícitos nas licitações.