web_iegm_0.png

05/10/17- SÃO PAULO- O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apresenta na próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) de 2017. Feito a partir de informações colhidas no ano passado, o indicador mede a eficiência das administrações municipais.

Os números serão apresentados pelo Presidente do TCESP, Sidney Beraldo, durante cerimônia na sede do Tribunal, na capital paulista. Todos os Prefeitos e Presidentes de Câmaras fiscalizados pela Corte foram convidados para o evento, que será transmitido ao vivo no http://streaming.tce.sp.gov.br/sessao.

O IEG-M analisa dados de 644 municípios paulistas (todos, com exceção da capital), em sete áreas específicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção aos Cidadãos, Meio Ambiente e Governança da Tecnologia da Informação.

A partir daí, as gestões são classificadas em cinco faixas: altamente efetiva, muito efetiva, efetiva, em fase de adequação e baixo nível de adequação.

.Histórico

Criado em 2015 pelo TCESP, o IEG-M já produziu informações que contribuíram para o aperfeiçoamento das fiscalizações, indicando pontos que merecem maior vigilância. Os dados ainda vêm sendo usados por administradores como uma ferramenta de aferição de políticas públicas,reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.

Os resultados positivos obtidos em São Paulo levaram a Atricon (Associação dos Membros Tribunais de Contas do Brasil) a implementar o IEG-M/Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, o levantamento nacional permitirá a avaliação do desempenho de municípios de vários estados brasileiros. O TCESP também participa da iniciativa, enviando os dados das cidades paulistas.

Todos os números do IEG-M/2017 ficarão à disposição para consulta pública no site do Tribunal www.iegm.tce.sp.gov.br.

Na página, qualquer cidadão poderá obter detalhes sobre o seu município em cada um dos quesitos examinados.