20/03/2024 – SÃO PAULO – Promover, por meio da inovação, dinamismo, interação e o bem-estar das pessoas, o aperfeiçoamento no atendimento e prestação dos serviços - ao jurisdicionado, ao cidadão e ao corpo funcional -, e desenvolver mecanismos e ferramentas que promovam o uso correto dos recursos públicos e o fortalecimento institucional.

Com este propósito, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), implantará projetos e ações propostas por servidores de diversos setores do órgão.  As ideias foram divididas em quatro eixos: Vivências e Rotinas de Fiscalização; Impacto Social, Sustentabilidade e Papel Pedagógico; Bem-estar dos servidores; e Planejamento, Fluxos e Comunicação.

. Projetos Inovadores

Em 2024, ano que celebra o centenário da Corte de Contas paulista, o TCESP realizou uma edição especial do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS) - evento, realizado ininterruptamente ao longo de 28 anos, voltado a capacitar e atualizar conhecimentos, dos servidores da Capital e 20 Unidades Regionais, nas áreas de Fiscalização, Administração e Tecnologia.

Durante a edição, entre os dias 12 e 14 de março, a Corte promoveu o “Prêmio CAAPEFIS - Projetos Inovadores”, iniciativa que permitiu a apresentação, e posterior premiação, de projetos tendo como premissas fundamentais a inovação, o dinamismo, a interação e o bem-estar das pessoas. No total foram apresentados doze projetos - um escolhido como projeto vencedor dentre os quatro premiados.

. Premiação

O projeto finalista vencedor, desenvolvido na categoria ‘Vivências e Rotinas de Fiscalização’, denominado de ‘Pré-Auditoria de contratos IA (Integrado e Automatizado)’, prevê a utilização da ferramenta de Inteligência Artificial ANIA (Assistente Natural com Inteligência Artificial), desenvolvida pelo TCESP, para utilização em análise de contratos, variando conforme o objeto ou tipo de contratação.

Confira aqui a apresentação completa do grupo durante o 28º CAAPEFIS: https://go.tce.sp.gov.br/gfklp0.

Na terça-feira (19/3), o Presidente do TCE, Renato Martins fez reunião com os integrantes da equipe vencedora, detalhar o processo de implantação do projeto no órgão. Participaram Diretores, Chefes-Técnicos e servidores dos setores envolvidos: Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSFs), Diretoria de Coordenação Estratégica (DCE), Diretoria de Comunicação Social (DCS) e Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP).

Na oportunidade, ficou consignado que os demais projetos apresentados, por sua qualidade e relevância, passarão a integrar o portfólio de projetos prioritários durante o ano do centenário, sob a supervisão e acompanhamento do Conselheiro-Presidente, Renato Martins Costa e da Coordenadora do Comitê Estratégico Institucional, Cristiana de Castro Moraes.