massaru_web.png

26/07/2017 – SÃO PAULO – Gestão, conteúdo, preparação de relatórios e plano de comunicação são alguns dos assuntos que serão discutidos amanhã (27/7), durante curso sobre controle interno organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Com a capacitação, a Corte pretende auxiliar prefeituras e órgãos públicos na implementação e funcionamento de organismos próprios que possam fiscalizar, de maneira articulada, a eficiência do trabalho executado pelas administrações. Entre as principais funções do controle interno estão a identificação de eventuais riscos e a elaboração de estratégias para reduzir esse tipo de problema.

Dirigida a administradores públicos e servidores, a aula - que acontece na sede da Corte, das 9h00 às 17h00-também será transmitida ‘ao vivo’, pela Internet, por meio do link http://streaming.tce.sp.gov.br/sessao/video.php.

Responsável pelo curso, o Diretor Técnico de Divisão do TCESP, Paulo Massaru Uesugi Sugiura destacou a importância da gestão na eficiência desses controles. "A implantação efetiva do órgão, com o apoio do dirigente, de forma bem conduzida, torna o gerenciamento da entidade mais seguro e eficiente. Isso reduz riscos e permite um ganho em eficiência e resultados”, afirmou ele.

Cartilha

O controle interno é também tema de uma das 18 cartilhas preparadas pelo TCESP para orientar gestores e entidades sobre assuntos de interesse do Estado e dos municípios.

O guia, direcionado às cidades com mais de 100 mil habitantes, traz recomendações como a adoção de manuais de procedimentos e a definição exata das atribuições e responsabilidades do órgão.

Redigido em linguagem simples, clara e objetiva, o manual é uma fonte ágil de consulta e pode ser usado por funcionários encarregados da contabilidade e do orçamento, procuradores, ordenadores de despesas e agentes do controle interno, externo e social.

A publicação está disponível, na íntegra, para leitura e download. Basta acessar o portal do TCESP (/sites/default/files/noticias/manual-controleinterno-tcesp-fev-2015.pdf).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  epcp@tce.sp.gov.br.