policia-civil.jpg

04/02/2016 – SÃO PAULO – A Polícia Civil de Presidente Venceslau, após receber denúncia oferecida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), prendeu, na tarde de terça-feira (2/2), um homem acusado de extorquir pelo menos 30 (trinta) Prefeituras do interior utilizando o nome da instituição para tirar proveito financeiro dos gestores públicos.

O estelionatário, ao visitar as Prefeituras, se apresentava falsamente como sendo um dos conselheiros do Tribunal de Contas e solicitava dos prefeitos contribuições para a edição da Revista do TCE, periódico impresso pela instituição. Editado e distribuído gratuitamente desde o ano de 1957, o impresso sempre teve as despesas decorrentes suportadas pelo orçamento da Corte de Contas.

O golpista foi detido dentro de um restaurante localizado na Rodovia Castelo Branco (SP-280), próximo à cidade de Pardinho (SP). Ele foi autuado em flagrante delito na cidade de Presidente Venceslau e encaminhado em seguida ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá. O grupo, segundo a polícia, ainda seria composto por outros 4 (quatro) homens e 1 (uma) mulher, que estão foragidos.

No dia 26 de janeiro, após ser informado das impropriedades, o TCESP emitiu o Comunicado SDG 07/2016, direcionado aos jurisdicionados, no qual informou o uso do nome da instituição por ‘pessoas inescrupulosas’ e que o mesmo grupo de golpistas atua desde o ano de 2002. No informe, a Corte de Contas deixa claro que, em tempo algum, autorizou qualquer pessoa a solicitar patrocínio.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito já havia sido preso em 2015, pela prática de extorsão na cidade de São Joaquim da Barra. A quadrilha ainda praticou crimes em detrimento da Associação Nacional de Procuradores e de Tribunais Superiores. O homem preso responderá pelos crimes de extorsão, tráfico de influência, associação criminosa e falsa identidade e, se condenado pela Justiça, poderá pegar mais de 27 anos de prisão.