webdoor_massaru_0.png

25/08/2017 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, ontem (24/8), no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na capital, capacitação sobre controle interno direcionada a servidores das universidades públicas estaduais. Participaram do encontro representantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Pública de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Os órgãos de fiscalização interna na administração pública são encarregados de assessorar os gestores, ajudando na identificação de riscos e sugerindo estratégias para evitar que eventuais problemas se concretizem. Previstas na Constituição Federal, essas instituições têm seu funcionamento checado e avaliado pelo TCESP.    

Durante a aula de ontem, comandada pelo Diretor Técnico de Divisão do TCESP, Paulo Massaru Uesugi Sugiura, foram apresentados fundamentos sobre o assunto e os principais aspectos de governança para a estruturação das controladorias.

Com os cursos, o Tribunal de Contas pretende ajudar na implementação desses órgãos e orientar os administradores em relação ao planejamento das atividades. Para isso, Massaru discutiu aspectos como metodologia, planos de comunicação e conteúdos considerados indispensáveis para a elaboração dos relatórios de controle.

Os Diretores Técnicos da 4ª e 5ª Diretorias de Fiscalização do TCESP, Alexandre Dutra Lopes de Carvalho e Pedro Palomares, respectivamente, também falaram sobre o assunto.

. Repercussão

A Diretora Administrativa da UNESP de Botucatu, Solange Oliveira, disse que a capacitação permitirá uma ação mais precisa das controladorias. A Chefe de Divisão de Finanças da USP, Maria Josineide Fernandes, também aprovou a iniciativa. Segundo ela, todos os funcionários da área deveriam participar do curso.

A Diretora de Controle Interno da UNICAMP, Luciana Pizatto, concordou. “Esses debates são fundamentais para esclarecer a funcionalidade e formalidade em relação aos relatórios e documentos necessários nas atividades de controle”, declarou.

A capacitação, que reuniu cerca de 100 pessoas, teve o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), entidade ligada ao TCESP.