21/03/2024 – SÃO PAULO – Cada vez mais presente no cotidiano, o uso de sistemas e ferramentas de Inteligência Artificial (IA), no ambiente de corporativo e particular, ao passo que se propõe a facilitar a vida do usuário com avanços tecnológicos, com uma abundância de dados e informações, também tem gerado polêmicas, debates e resistências quanto à sua utilização.

Para abordar o tema, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) disponibilizou, na quarta-feira (20/3), o sexto episódio do InovaCast - o videocast quinzenal que trata da inovação na gestão pública, objetivando a transformação das cidades. O episódio foi ao ar pela Rede TCESP, por meio do YouTube (www.youtube.com/tcespoficial).

Na edição, o jornalista e Diretor de Comunicação Social Fernando Martins entrevista a Economista e Doutora em Comunicação, Dora Kaufman, e o Administrador de Empresas e Consultor Rodrigo Helcer, dois renomados especialistas na área de Inteligência Artificial.

Intitulada ‘Enfrentando o Medo da Inteligência Artificial’, a edição oferece diferentes pontos de vista para que o gestor público e seus servidores possam superar os estigmas da tecnologia e utilizá-la para o aumento da produtividade e melhoria das mais diversas áreas dos serviços públicos.

. Convidados

Dora Kaufman é graduada em Economia, Mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Ciências da Comunicação com Pós-Doutorados no Rio de Janeiro e em São Paulo. É pesquisadora visitante, nos EUA e na Alemanha, e autora de diversos artigos e livros sobre o mundo digital e o advento da inteligência artificial.

Rodrigo Helcer é graduado em Administração de Empresas e cofundador de uma bem-sucedida plataforma brasileira, a ‘Stilingue Inteligência Artificial’. Rodrigo também escreve sobre o tema para o MIT ‘Sloan Review’ e atua como mentor e conselheiro de empresas, tratando de temas estratégicos sobre o desenvolvimento de novas tecnologias.

Produzido pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) do Tribunal de Contas e coordenado pelo Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC), o conteúdo é parte ações previstas no Planejamento Estratégico do TCE para promover, de forma perene, a inovação como meio de aprimorar a eficiência no setor público.

Clique para assistir ao episódio