No mês de setembro, o Tribunal de Contas paulista promoveu oito encontros com Prefeitos, Presidentes de Câmara e demais agentes municipais, nas cidades de Guariba, Viradouro, Serra Negra, Nova Luzitânia, Riolândia, Lutécia, Mendonça e Tupi Paulista – orientando e atualizando mais 1.500 servidores, aproximadamente, na direção da racionalização da aplicação dos recursos públicos. Em outubro serão mais cinco e em novembro outros dois, atingindo os 34 eventos programados para este ano.
No geral, os técnicos do Tribunal enfatizam a importância do planejamento, destacando a importância da despesa sustentada. Os seminários de 2011 estão sendo apresentados em formato de entrevistas entre os técnicos da Casa, no qual um pergunta, outro responde e um terceiro media/comenta. O objetivo desta nova forma é facilitar o entendimento dos agentes assistentes através de uma abordagem mais direta dos temas.
“Está dando certo”, dizem os diretores das Unidades Regionais do TCESP do Interior em seus relatórios. “O número de questionamentos no espaço reservado aos debates aponta aproveitamento bastante satisfatório”, reforçam.
Os encontros do TCESP no Interior tem sido significativamente prestigiados pelas prefeituras locais na organização e, na assistência, pelos agentes municipais da região (média superior a 150 pessoas), muitos deles prefeitos e vereadores. A imprensa regional está fazendo a cobertura de todos, com repercussão positiva.
Detalhes de cada encontro:

Guariba, organizado pela UR-13/Araraquara, contou com a presença do diretor geral Sérgio Rossi, do diretor de Supervisão da Fiscalização Alexandre Carsola e do assessor especial Flávio Toledo. Aberto pelo prefeito Hermínio Laurentiz Neto e pelo presidente da Câmara Marcos Henrique Osti, convidados pelo diretor regional Marcelo Záccaro. Debatedores/expositores: Sérgio Tell, Guilherme Campos, Mariane Silveira, Carlos Serrano, André Neves e Daniela Cavalcanti.

Viradouro, coordenado pela UR-6/Ribeirão Preto. Aberto pelo prefeito Paulo Camilo Guselini e pelo presidente da Câmara Edson Luiz Franco, bem como pelo diretor regional Flávio Pastre. A contadora da prefeitura, Eliana Cardoso Silveira, também compôs a mesa.
Debatedores/expositores: Marcos Roberto Cruz (Saúde), Márcia Cardoso Martins
(Precatórios), Célio de Souza (Terceirização na Administração Pública), Camila Gozzo Bruschi (Gestão de Contratos) Carlos Leonardo Ciloni (3º Setor) e Andréia Paim (Ensino).

Serra Negra, comandado pela UR-3/Campinas. Aberto pelo prefeito Antonio Luigi Italo Franchi, pelo presidente da Câmara Demetrius Italo Franchi e pelo diretor regional Oscar Maximiano da Silva. Debatedores/expositores: Adílson Carlos Peruchi, Maria de Lourdes Valarini Belozo e Waldir Paula Batista.

Nova Luzitânia, coordenado pela UR-1/Araçatuba. Aberto pelo prefeito Germiro
Ferreira Lima e pelo presidente da Câmara José Batista Medeiros, bem como pelo diretor regional Francisco Carlos Grancieri. Debatedores/expositores: James Perez (Educação ), Cláudio Roberto Leal ( Precatórios ), Marcos Alberto Braga (Saúde e Terceiro Setor) e Amaury Romagnolli Filho (Gestão de Contratos e Terceirização).Mediador: Francisco Carlos Grancieri.

Riolândia, organizado pela UR-11/Fernandópolis. Aberto pelo prefeito Sávio Nogueira Franco Neto e pelo presidente da Câmara Antônio João de Oliveira, convidados pelo diretor regional Paulo Neves. O vice-prefeito Vanildo Naressi também compôs a mesa. Debatedores/Expositores: Márcio Fernandes Lima e Perpétuo Aparecido da Silva (Precatórios), Graziela Vieira, Paulo Salmaso e Pedro Libaldi (Gestão de Contratos), Ruimares Antônio Peres (Saúde), Cristiane Waithmann Antônio e Márcio Fernandes Lima (Fundeb). Mediadores: Valdir Martino (Precatórios) e Paulo Roberto Pandolfi (Terceiro Setor, Saúde e Fundeb). Paldolfi também apresentou o Portal do Cidadão. Apoio: Adilson Amorim, Edevarde Cassau e Roberta Alves Santana.

Lutécia, comandado pela UR-4/Marília. Aberto pelo prefeito Evaldo Barquilha de Oliveira, pelo presidente da Câmara Luis Antonio da Silveira e pelo diretor regional Nivaldo Liguori. Debatedores/expositores: Fabrício Castro (Gestão de Contratos ), Evelyn Fernandes Bogo e Carmen Lígia Montanha (Aplicação no Ensino), Evelyn Fernandes Bogo (Precatórios), Fabrício Castro (Gastos com Saúde) e Carmen Lígia Montanha (Terceiro Setor). Mediador: Ricardo Lucas.

Mendonça, dirigido pela UR-8/Rio Preto. Aberto pelo prefeito Odair Corneliani Milhossi, pelo presidente da Câmara Wanderley Demattis e pelo diretor regional Renato Sellito. Debatedores/expositores: Verônica Toyoda (Gestão de Contratos/ Terceirização de Serviços), Jair José Pereira Júnior (Precatórios), Beatriz Juliana Lima (Terceiro Setor/Saúde) e Thais Albani dos Santos Carvalho (Educação). Mediador: Sérgio de Melo Dias. Apoio : José Luiz Monteiro, José Pedro Teixeira da Rocha e Rose Marina Guidoni Pozza.

Tupi Paulista, coordenado pela UR-15/Andradina. Aberto pelo prefeito João Carlos Feracini e pelo presidente da Câmara Antonio Pessoa , bem como pelo diretor regional Haruki Isa. Debatedores/expositores: Ronoberto Sampaio Aranha (Gestão de Contratos), Ernesto Garcia de Morais (Precatórios), Nelcides dos Santos Evangelista (Terceiro Setor), Francisco Leite Barbosa (Saúde) e Newton Luiz de Paula Lima Júnior (Educação). Mediador: Cléber Ignácio da Silva.