O Tribunal de Contas realizou nesta 5ª-feira, 26/05, na Capital, o 9º encontro do 15º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. O auditório de sua sede ficou superlotado por representantes de 22 municípios convidados e o êxito da reunião foi realçado pelos elogios ao novo formato de condução do evento, com perguntas e respostas entre os próprios técnicos da Casa e espaço no final para esclarecimentos de dúvidas.
Na abertura, o presidente Cláudio Alvarenga agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da diretriz pedagógica que o TC executa já há 15 anos por decisão própria, não a mando constitucional como a obrigação de fiscalizar e punir. “A grande maioria dos administradores públicos se identifica com os desejos da população de melhorar a cidade, a qualidade de vida. Mas as dificuldades que enfrentam são muitas, a legislação complexa, o dinheiro curto, etc. O Tribunal sabe disso e tem este programa de Ciclos de Orientação justamente para ajudá-los a administrar estas dificuldades; para evitar que cometam equívocos que os levem a situações indesejadas.”
Em seguida, o diretor geral Sérgio Rossi fez uma apresentação dos temas, comuns nos 34 encontros programados para este ano, e também dos técnicos-debatedores que os exporiam, a maioria funcionários novos, elogiando-os pela iniciativa, avalizada por seus diretores. São Flávio Geraldo Torres (Gestão de Contratos), Elias Santos Ferreira (3º Setor), Christian Julianus Campinas (Saúde), Rogério de Araújo (Terceirização de Serviços), Luis Antônio dos Santos (Precatórios) e Honormélio Pereira da Silveira (Educação), que trabalham nas Diretorias de Fiscalização que organizaram o encontro.
Além do presidente e do diretor geral, formaram a mesa solene o procurador-chefe da Fazenda junto ao TC, Luiz Menezes Neto, a chefe-substituta do GTP, Vera Korte, os diretores de Supervisão da Fiscalização, Pedro Tsuruda e Alexandre Carsola, a coordenadora da Escola de Contas, Silvana de Rose, e os auditores recém-empossados Samy Wurman, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis e Cristiana de Castro Moraes.